
Com o auditório da Fundação Tancredo Neves lotado, a Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) comemorou 49 anos de existência ao entregar 617 Cheques Moradia, com a presença do governador Simão Jatene e do vice-governador Helenilson Pontes, nesta terça-feira, 15. A entrega representa um investimento de R$ 7.259.300,00.
Foram assinados durante a cerimônia dois convênios com as Associações Afro-Religiosa, Cultural e Social Iloyany e a Cultural de Presos e Egressos e Simpatizantes no Brasil, que a partir de agora estão aptas a receber Cheque Moradia. A Associação de Remanescentes de Quilombolas Malungu, representada pela comunidade Paraíso, do município de Acará, recebeu pela primeira vez o benefício.
Maria de Jesus Mercês de Souza, representante da associação, agradeceu ao receber 15 Cheques Moradia para as famílias quilombolas. “Nossa comunidade é muito carente. Esses recursos serão muito bem recebidos pela famílias para reformar ou construir suas moradias”, afirmou.
O egresso Adonias do Espírito Santo, 33 anos, vai poder construir sua casa em um terreno recentemente adquirido no bairro do Icuí Guajará, em Ananindeua. “Receber o Cheque Moradia é uma benção de Deus. Não tenho palavras para agradecer”, disse, ao lembrar que mora atualmente na casa da sogra. A representante da Associação Afro-Religiosa, Rosalidia Tavares, também agradeceu o benefício. “O senhor não tem ideia da gratidão que toma conta de todos nós ao sermos contemplados com esse benefício”, disse ao abraçar Simão Jatene.
O governador quebrou o protocolo e discursou andando entre as pessoas no auditório lotado. Jatene ressaltou o quanto é difícil não se emocionar em uma cerimônia de entrega de Cheque Moradia. “Este programa não é mais do Governo, é da sociedade. E a grande marca dele é atender diretamente as pessoas que mais precisam”.
Para Jatene, o Cheque Moradia é resultado de um esforço coletivo que se materializa na casa das pessoas. “Muitas pessoas me agradecem quando entrego Cheques Moradia. Porém, a forma mais correta é agradecer pra quem está ao seu lado, porque esse é mais um programa que é pago com o dinheiro dos impostos”, explicou.
O governador lembrou a trajetória do programa, que completou 10 anos recentemente. “Começamos atendendo os servidores públicos que recebiam até três salários mínimos. Depois estendemos para as famílias vítimas de sinistros; avançamos para as famílias que têm pessoas com deficiência, chegamos ao interior do Estado e hoje avançamos mais um pouco para atender dois segmentos diferenciados. A ideia é dar um tratamento diferenciado aos desiguais e ajudar os que mais precisam”, concluiu Jatene.
O presidente da Cohab, João Barral, afirmou que a meta da Cohab é alcançar, em 2014, 7.500 famílias em todo o Estado. “O Cheque Moradia está presente em todos os municípios paraenses. Em 10 anos beneficiou 40 mil famílias. É, sem dúvida, um programa de grande alcance social”.
Receberam também Cheque Moradia a Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (Avao); Centro de Defesa do Negro no Pará (Cedenpa), Centro Comunitário a União Faz a Força, Fábrica Esperança, famílias do Residencial Liberdade, Sindicato dos Metalúrgicos do Pará, Associação Amazônia do Futuro, Associação Beneficente São Carlos do Brasil, Associação Comunitária São Francisco de Assis, Associação de Moradores do Carmelândia e famílias do município de Benevides.
Agência Pará de Notícias
Janise Abud
Secretaria de Estado de Comunicação