
A comitiva está em Belém para participar do 1° Seminário Internacional Brasil e Holanda, que aconteceu nesta terça-feira, 1, na Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). O encontro discutiu sobre dragagens em vias interiores e a experiência holandesa sobre o tema, hidrovias holandesas, serviços e logística.
A visita de cortesia tratou especialmente sobre as possibilidades na área de transporte. A diretora holandesa falou nos interesses do país em estreitar as relações com o Pará, principalmente na troca de experiências na área de transportes. “A Holanda tem uma experiência significativa no segmento de hidrovias. um terço do transporte de cargas e passageiros no país é feito por via marítima”, afirmou, ressaltando que esse meio é muito mais econômico que por via terrestre.
O governador Simão Jatene disse que a Amazônia e o Pará possuem um leque de oportunidades na área de transporte e a via marítima é a que mais merece atenção. “Historicamente a região foi dando importância às rodovias com a abertura de estradas ao longo da floresta. É necessária uma consciência nacional de que os rios são viáveis”, explicou Jatene.
Ele explicou à comitiva que a Amazônia tem um rico papel no desenvolvimento do País, de um lado por ser prestadora de serviços ambientais em larga escala. “E de outro por ser base material de 25 milhões de pessoas que aqui nasceram ou escolheram para viver”, concluiu.
Agência Pará de Notícias
Janise Abud