Após receber o Governo do Estado do Pará no estilo “terra arrasada”, o governo do PSDB encabeçado por Simão Jatene vem saneando as finanças, complementando obras inacabadas de gestões anteriores e realizando novas obras em conjunto com diversas prefeituras, independente de partidos e posturas políticas.
A isso se dá o nome de gestão, bom uso dos recursos públicos, seriedade e compromisso com seu povo. A despeito das propagandas do Governo Federal que vem invadindo nossos espaços midiáticos, como se todos os feitos fossem deles, nós do PSDB estamos realizando, progredindo e refazendo a história deixada por quem não iniciou, não realizou e agora busca agregar seu nome a obras que não são suas.
As frentes de trabalho estão aí, para quem quiser ver, as realizações também, um pouco disso tudo relata o Governador Jatene nas linhas a seguir:
Amigas e amigos,
Em outras postagens já comentei que, também na gestão pública, temos que cumprir etapas para transformar em realidade obras e serviços que resgatem compromissos e atendam necessidades da população. Compreender e estruturar essas fases é tão importante quanto a vontade de fazer, sob pena de não se conseguir a realização e muito menos a tão necessária complementariedade entre as ações.Esse planejamento, que imprime maior complexidade à política e impõe exigência aos políticos e administradores públicos, especialmente num quadro de escassez de recursos e grande complexidade social como o vivido pelo país, dá mais razões a festejos e comemoração de resultados, entendidos como conquista coletiva.
Cada obra ou serviço deve ser comemorado como incentivo à renovação da esperança de que é possível uma nova forma de fazer política, onde causas pesam mais que coisas e a luta e esforço conjunto são compreendidos como mecanismos da melhoria de vida de cada um e de todos. E neste final de semana, durante agenda que cumprimos em alguns municípios no sul do Pará, pudemos observar, na prática, os frutos desse esforço gerando resultados positivos que podem ser vistos por todos, menos por aqueles que, pela miopia seletiva dos interesses pessoais, teimam em vendar os olhos e negar a realidade.
Em Xinguara, na sexta-feira, tendo o prefeito Osvaldinho como nosso anfitrião e contando com a presença de muitos prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados e lideranças de diversos partidos, além de inspecionar as obras já em andamento, de asfaltamento de avenidas no bairro de Itamarati, estivemos verificando a Avenida Amazonas, que também será asfaltada, além de assinarmos ordens de serviço para a pavimentação de vias nas cidades de Ourilândia do Norte e Floresta do Araguaia. Ainda no município, participamos da entrega do CredCidadão, que é um programa de microcrédito que procura contribuir para reduzir a pobreza e a desigualdade, incentivando a produção e o trabalho. São recursos que melhoram a vida das famílias de pequenos produtores rurais, feirantes, moto-taxistas e microempreendedores. Muitas vezes, e o Credcidadão mostra isso, as pessoas precisam apenas de uma pequena ajuda para impulsionar seus sonhos e realizá-los.
Em Redenção, onde estivemos pela tarde, o mesmo programa beneficiou outras 120 famílias. Mais do que ajudar uma família, o crédito orientado é uma semente de um bom negócio que, na medida em que se desenvolve, ajuda outras famílias, gerando emprego. Esse é um fator absolutamente relevante e que, ao emocionar cada um dos contemplados, nos emociona.
Também marcou nossa agenda em Redenção, onde estivemos com o prefeito Vanderlei Coimbra, ver a emoção nos olhos das pessoas ao presenciarem o início das obras para o prolongamento e pavimentação da Avenida Brasil, uma antiga reivindicação da população. Essa avenida tem um significado especial não apenas para o município, uma vez que ela dá acesso ao Hospital Regional do Sul do Pará.
Como um filme, ao ver o início do trabalho das máquinas, não pude deixar de lembrar de quando caminhando por ali, sob a descrença dos mesmos que praticam e apostam na velha política, assumimos o compromisso de fazer o Hospital, que já salvou tantas vidas e atualmente já faz até transplante renal.
Já no sábado, pela manhã, visitamos ainda as obras de uma nova e grande escola, com doze salas de aula, que está sendo construída no bairro Buriti. Depois, seguimos então para Parauapebas, onde participei de alguns eventos da programaçãopelo aniversário da cidade. Não dá para negar que encontramos uma cidade diferente da que vimos alguns meses atrás e aproveito para, com muita alegria, parabenizar a população e o Prefeito Walmir e sua equipe, não apenas pelo aniversário, mas também pelas transformações já visíveis. Confirmamos a Regionalização do Hospital local que está sendo concluído e que o Estado irá instalar um campus da UEPA no município, além de assinarmos convênio com a prefeitura para instalar um núcleo regional de atendimento do ProPaz no município.
Em Parauapebas, ainda estivemos nas obras da unidade do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na já entregue escola infantil “Sonho de Criança”, além de participarmos da inauguração da Central de Abastecimento, um Mercado instalado num prédio amplo e que dá boas condições de trabalho para os feirantes e para os milhares de consumidores, mostrando que não é porque se trata de um espaço público que não se pode fazer um ambiente bem planejado, confortável e moderno.
Amigas e amigos,a jornada, além de produtiva, foi extremamente agradável. Ao lembrar como era aquela região há três décadas, é impossível não reconhecer a capacidade transformadora dos que aqui nasceram ou pra cá vieram ajudar a construir esse Estado.
Simão Jatene
Redação PSDB Pará