PSDB – PA

Jatene destaca parcerias com o Catar e projetos na área da cidadania e educação no ‘Prestando Contas’

Jatene QatarAs novas parcerias com o Catar, o programa Natal D’Água e a entrega de títulos de terra a famílias da Terra Firme foram os temas abordados pelo governador Simão Jatene na edição desta segunda-feira, 16, do programa de rádio “Prestando Contas”, vinculado nas principais rádios da capital e do interior.

O governador iniciou o programa falando sobre a visita que fez ao Catar, a convite da sheikha Mozah bint Nasser Al Misned, que em setembro esteve no Pará. “Fui para participar de um evento internacional na área de saúde, além de identificar pontos de aproximação e oportunidades de negócios entre o Pará e o Catar. A visita foi muito produtiva, assim como as conversas que tivemos”, disse Jatene.

Segundo ele, as parcerias entre o Catar e o Pará já começam a dar bons resultados. Esta semana, um representante da área cultural do Catar virá a Belém para discutir a participação do Pará no Ano do Brasil, que será comemorado naquele país, em 2014. No próximo ano, o estado também receberá a visita de representantes do Qatar Investiment Autorithy, fundo de investimentos criado em 2005, para a negociação de futuros investimentos nas áreas de infraestrutura e logística. “Nas reuniões que tivemos percebemos um grande interesse do país em investir nas áreas de infraestrutura e logística – uma das grandes carências do Brasil e, particularmente, do Estado. Com certeza será uma parceria que renderá bons frutos”, enfatizou.

Ainda durante o programa, o governador falou sobre sua participação no projeto Natal D’Água, realizado no último sábado, 14. Fruto de parceria do Governo do Estado com a iniciativa privada, o projeto vai distribuir, este ano, 10 mil cestas básicas e 60 mil brinquedos aos ribeirinhos das ilhas da Região Metropolitana de Belém e comunidades dos municípios de Salinópolis, São Caetano de Odivelas, São Miguel do Guamá e das ilhas Ajuaí e Urubueua, em Abaetetuba.

Antes de encerrar o programa, Jatene ressaltou a assinatura de um contrato de empréstimo  com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 200 milhões, para o Programa Pacto pela Educação. Lançado em março deste ano, o programa integra uma série de medidas para melhorar a qualidade da educação paraense e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em cinco anos.

“Essa operação de crédito vem sendo alinhavada desde o início do governo e tem um significado muito especial para todos nós. É por isso que eu a caracterizo como uma vitória do Pará, não do governador ou do governo. É um empréstimo que será destinado integralmente à educação, e isso não é comum. Não me recordo a última vez em que um governo fez um empréstimo destinado exclusivamente a este setor”, finalizou.

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Bruna Campos

Secretaria de Estado de Comunicação

Ver mais