
A JPSDB, que tem como missão integrar os jovens nas questões políticas e sociais do Estado, inaugurou seu novo ciclo de palestras, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos sobre importantes temáticas que envolvem o estado do Pará.
“Eu me sinto um pouco paraense, às vezes as coisas me afetam mais, que aos próprios paraenses.” Foi com este entusiasmo que a Dra. Adelina Braglia, presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará – IDESP iniciou sua palestra aos jovens na sede do PSDB Pará.
O IDESP tem como missão a geração, sistematização e a disseminação da informação para apoiar políticas públicas de desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado. Pesquisadores, técnicos, cientistas e estudantes também podem se utilizar de suas informações.
A palestrante iniciou sua fala dando aos presentes uma contextualização histórica sobre as áreas federais no Pará, onde sem qualquer consulta prévia, o Governo Federal assumiu 67% do território do Pará, deixando ao Estado seus 33%, acrescidos de inúmeros problemas sociais gerados pela União.
No mapa a seguir, foi dada uma ideia desta situação:
No mapa do território do Pará, observamos os limites da jurisdição Federal definido pelo Decreto 1.167/1971, delimitado pela linha vermelha, onde dentro encontramos todos os grande projetos hidrelétricos (pontos vermelhos), como o de Belo Monte, e os municípios com os atuais grandes projetos de mineração.
Durante a palestra foram divulgados com exclusividade aos presentes, alguns resultados da pesquisa “vulnerabilidade juvenil no estado do Pará”, realizada pelo Instituto.
Entre as informações apresentadas, vimos no Ranking dos dez municípios com menores taxas de analfabetismo funcional, na faixa etária de 15 a 19 anos, um decréscimo positivo desse indicador, entre o Censo/2000 e o Censo/2010. Vejam a tabela a seguir:
Belém, mesmo não figurando entre os 10 municípios no Censo/2010 possui uma taxa de 1,33 para o total de sua população (todas as faixas etárias).
Durante a palestra também foram apresentados outros fatores que levam à vulnerabilidade dos jovens: “A situação de vulnerabilidade esta diretamente ligada à ausência do acesso a direitos que na maioria das vezes são constitucionais como, por exemplo; escola, saúde, lazer, trabalho e renda” disse a Dra. Adelina aos presentes, logo em seguida complementou: “Grande parte dos problemas vividos pela população juvenil, são consequências de falta de estrutura socioeconômica da família.”
Após alguns questionamentos sobre o que leva os jovens a um estado de vulnerabilidade, a palestrante apresentou dados sobre o aumento da renda per capita das famílias no Pará nos últimos anos. Belém aparece como maior destaque, entre os Censos de 2000 e 2010. Destaque também para o município de Ananindeua 2º maior município do estado, que em 2000 nem aparecia na lista e em 2010 já pontava em 4º lugar entre os municípios com maior renda per capita do estado. Veja a tabela a seguir:
Porém, como se relaciona a questão da vulnerabilidade com a renda per capita? Observamos que nos municípios citados, os dados relativos a taxa de pobreza se refletem a quase 20% de suas populações, o que nos leva à hipótese sobre um dos fatores dessa vulnerabilidade estar ligado à distribuição de renda.
Os integrantes da Juventude do PSDB presentes puderam ter acesso a outros dados apresentados: “esses dados irão nos ajudar e até indicar caminhos na elaboração de projetos, que serão cada vez mais focados nos problemas aqui no estado” disse um dos presentes ao evento.
Ao final da palestra a presidente do IDESP agradeceu a presença de todos e informou que “o Governo do Estado, por meio do IDESP, promoveu a primeira consulta prévia, livre e informada a uma comunidade tradicional no Brasil”, destacando a importância desse evento na busca da garantia dos direitos das populações tradicionais do Estado do Pará.
Durante mais de uma hora de palestra a presidente do IDESP, conseguiu prender a platéia ao tema, formada por integrantes da Juventude Tucana, estimulando o debate entre todos.
Por Faber Teixeira
Edição Oswaldo Braglia
Assessoria de Comunicação do PSDB no Pará