Por Faber Teixeira
Belém – Foi realizada na tarde desta quarta-feira (25) mais uma palestra do ciclo de formação política social dos filiados do Partido da Social da Democracia Brasileira PSDB, a palestrante convidada desta vez foi a Dra. Andréa Coelho, diretora de pesquisa e estudos ambientais do Instituto de Desenvolvimento, Econômico, Social e Ambiental do Pará, IDESP. O tema da palestra foi Zoneamento Ecológico e Econômico, alguns dados apresentados servirão de base para as discussões e projetos de políticas do estado, assim como também embasarão argumentos em discussões políticas.
‘’Acre, Amazonas e Pará fizeram seu dever de casa.’’
Disse Dra. Andréa ao destacar que o Pará foi o primeiro e único estado a fazer seu ZEE (Zoneamento Econômico Ecológico), com profissionais locais “O estudo foi realizado por instituições daqui do Pará, foi mais barato e feito por gente que conhecia e sabia o que estava falando”, disse.
Com o auditório lotado de espectadoras atentas a cada palavra dita pela palestrante do IDESP, Dra. Andréa Coelho seguia apresentando os dados em uma espécie de conversa entre amigos, pois era assim que se sentiam os que ali estavam. Os dados foram apresentados com total convicção, dignos de quem conhece a fundo o tema abordado, e essa confiança era repassada aos espectadores que se sentiam a vontade para perguntar e sanar suas dúvidas durante a palestra. Os dados irão fortalecer discussões políticas em prol da população do Pará, aí sua importância.
Alguns dados foram recebidos com surpresa e até certo espanto por alguns, por exemplo, quando foi revelado que 67% das áreas administrativas do Pará são áreas Federais. Isso era uma informação que muitos dos presentes não sabiam.
Para a presidente do PSDB Mulher Belém, Reia Lemos, os dados só irão fortalecer e enriquecer o conhecimento das ‘tucanas’ sobre o assunto “O que é importante é conhecer os critérios que se apresentam, para que possamos conhecer as potencialidades de cada região, os critérios que definiram e que possam estabelecer reações econômicas para o estado.”
“O que queremos com isso? Queremos que as mulheres do PSDB tenham este tipo de conhecimento, porque em momentos de discussão política em determinados lugares ninguém discute este tipo de assunto.”
Complementa a Presidente do PSDB Mulher Belém.
Ao final da palestra, foi aberto aos presentes oportunidade de tirarem suas dúvidas, muitas por sinal, tal a importância do tema, “foi muito bom poder ver que realmente elas têm interesse no assunto, elas estão por dentro e querem saber mais”, disse a palestrante Dra. Andréa.
Social
Na oportunidade foi anunciado que o PSDB Mulher Belém, numa atitude de humanidade e cumprindo seu papel de representar e defender o cidadão irá realizar campanha dentro das dependências do partido para que sejam angariadas doações para as famílias que perderam seus bens durante alguns incêndios que ocorreram na grande Belém nas últimas semanas, “como mulher, como mãe, nós temos por instinto ajudar, temos um instinto maternal,” disse emocionada a Vice-Presidente do PSDB Mulher Belém, Sra. Francisca Alves. “O importante é ajudar é de extrema importância tomarmos para nós a responsabilidade, a iniciativa de ajudar o próximo se podemos ajudar vamos ajudar, uma palavra amiga, um carinho e para eles que perderam tudo será muito importante.” Complementa.
Serviço:
As doações poderão ser entregues na sede do PSDB Pará que está localizada à Avenida Governador José Malcher, 459, Centro, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
Redação PSDB Pará