PSDB – PA

Em Belém, governador Simão Jatene acompanha ações de segurança pública no Estado

Bandeira do ParáAlguns membros de um único batalhão vem bloqueando a principal via de acesso a Belém, causando inúmeros transtornos ao trânsito da cidade.

Mesmo tendo por parte da Secretaria de Segurança Pública a demonstração de que foi dado o melhor reajuste de todos os tempos para os praças (395%), um pequeno grupo continua buscando criar o caos na corporação.

Evidentemente, o pequeno movimento não confessa sua verdadeira motivação, onde algumas minorias militares ainda tem saudades de privilégios que ganharam em governos anteriores, em detrimento da maioria da corporação.

O governador Simão Jatene cancelou neste sábado (5) a viagem que faria a Nova Iorque, esta semana, para monitorar a continuidade das ações de segurança pública no Estado. Na cidade americana, o Governo do Pará receberá uma homenagem da por conta da iniciativa de priorizar a criação de mecanismos integrados para a redução da pobreza e da desigualdade através da educação, com programa “Pacto pela Educação”, lançado em 2013.

A cerimônia será realizada em Manhattan, na terça-feira, 8, durante o evento anual “University for a Night 2014”, que reunirá lideranças de governo de várias partes do mundo e empresários engajados com investimentos de filantropia especialmente na América Latina, na Ásia e na África. O vice-governador Helenilson Pontes vai representar o Estado no evento, que contará ainda com presença do Secretário Especial de Promoção Social (Sepros), Alex Fiúza de Mello.

De acordo com o titular da Sepros, Alex Fiúza, a homenagem é um reconhecimento pela iniciativa e esforço conjunto previsto com o “Pacto pela Educação”. Desde 1998, por exemplo, nenhuma Unidade da Federação havia realizado uma operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) especificamente para a educação. O programa paraense – que tem como principal meta elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 30% em cinco anos – é o primeiro desde então. O recurso financeiro será aplicado na ampliação, recuperação e modernização da infraestrutura, melhoria da qualidade de ensino e aperfeiçoamento da gestão da rede estadual até 2017.

A construção do projeto paraense de reversão do cenário da qualidade da educação básica começou em 2011, com a identificação de indicadores e o diagnóstico da situação do ensino no Estado, quando foram identificadas e confirmadas deficiências como aprendizagem baixa, condições de infraestrutura inadequada, alta distorção idade versus série entre os estudantes, além de poucos avanços no Ideb, principal indicador da qualidade da educação básica.

A reversão deste cenário crítico foram as bases motivadoras para a elaboração do Pacto, que tem o projeto BID como um dos financiadores e institui projetos estratégicos para a melhoria do rendimento dos alunos, para alfabetização na idade correta, reforço escolar, combate a distorção idade série, dentre outros que buscam melhorar o desempenho dos alunos e apoiar a capacidade de gestão e monitoramento da educação paraense.

“Sabemos que a educação pública do Estado está em uma situação problemática. Este é um problema histórico e nacional. As ações que visam a melhoria da educação não se esgotam no governo, mas sobretudo com envolvimento da sociedade. A escola pública é do público, de cada comunidade onde ela está presente e esta mentalidade de nova forma de gestão que o Pacto está propondo”, disse o secretário.

Segue a nota de esclarecimento da SEGUP:

O Governo do Estado lamenta os transtornos causados à população pelo movimento de um grupo de policiais militares. A verdade é que os praças têm garantido, desde 2006, aumentos salariais nos mesmos índices do salário mínimo, acima portanto da inflação. Isso permitiu que o soldo aumentasse em 395% enquanto para os oficiais o aumento foi de 160%.

Assim, o menor salário de um soldado agora em abril passa a ser de R$ 2.811,00. Ainda neste ano, o risco de vida dos praças será elevado para 100% do soldo. Com isso, os praças terão ao todo no ano um aumento de 14,6%. Portanto, maior que os 11% concedidos aos oficiais.

Além disso, o auxilio fardamento dos cabos e soldados também será estendido para os sargentos e subtenentes. O governo espera que o bom senso prevaleça e agradece aos policiais que se mantêm firmes nos princípios que norteiam a corporação e nos propósitos de servir a sociedade.

Vídeo:

Agência Pará – Redação

Governo do Estado do Pará

Secretaria de Estado de Comunicação

Com inclusões da Redação PSDB Pará

Ver mais