O derrocamento do Pedral do Lourenço e o vôo do japiim – ou xexéu, para alguns (*)
(*)O japiim é pássaro que imita os sons de muitas outras aves, incluindo periquito, tucano, arara, etc. Vive em bandos de tamanhos variáveis, alimentando-se principalmente de frutos e sementes, além de outras coisas. Comum em bordas de matas também pode serencontrado em cerrados e florestas.É conhecido por não construir o próprio ninho e colocar os ovos em ninho alheio.
Em 2011 o senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) fez junto à então Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, forte pressão para que o governo federal reinserisse no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a construção da hidrovia Araguaia-Tocantins, que se arrasta há 29 anos e foi “inaugurada” pelo ex-presidente Lula em 2010. Desde então, o Senador Flexa Ribeiro tem alertado que a obra “inaugurada” na sua incompletude, pois além das eclusas de Tucuruí, é fundamental fazer o derrocamento do Pedral do Lourenço à jusante, sem o que o rio Tocantins continua a não ser navegável por todo o ano. De acordo com o Senador, sem o derrocamento grande parte dos investimentos em infraestrutura no Pará não se concretizam.
Em audiência com o Ministro dos Transportes, em agosto de 2012, com a participação do Vice-Governador, Helenilson Pontes, do então Secretário Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável do Pará, Sérgio Leão, e dos deputados federais Beto Faro (PT), DudimarPaxiúba (PSDB), Valry Moraes (PRP), Lúcio Vale (PR), Zé Geraldo (PT) e do ex-deputado federal Paulo Rocha, o Senador cobravaagilidade na apresentação do projeto executivo da obra.
Em meados de 2013, como membro da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado o Senador Flexa Ribeiro participou da audiência pública com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), General Jorge Fraxe e fez vários questionamentos quanto às obras no Pará, especialmente em relação às rodovias federais BR-163, BR-155, BR-316 e BR-230 e do derrocamento do Pedral do Lourenço, fundamental para a viabilização da Hidrovia do Tocantins.
O diretor-geral do Dnit informou que o projeto já estava concluído – aquele que a VALE faria em 60 dias, há alguns anos -e que seria lançado até o fim do mês de janeiro de 2014, já com o novo projeto feito pela Universidade Federal do ParaNÁ!!! O senador Flexa Ribeiro questionou o fato da Universidade Federal do Paranáter sido escolhida em detrimento da Universidade do Pará, que também havia elaborado um projeto mas ouviu do General Fraxe que o projeto da UFPA era “muito caro”.
Em dezembro de 2013, o Senador Flexa Ribeiro ouviu do mesmo Diretor do DNIT que o povo paraense teria que aguardar 40 diaspara que o governo federal publicasse o edital para as obras de derrocamento doPedral do Lourenço e ouviu do Senador que a publicação do Edital havia sido prometida para 20 dedezembro, data que havia sido assumida na reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado pelo Ministro dos Transportes, César Borges, mas, tudo indica que palavra de Ministro e assinaturas de ex-Ministras não valem grande coisa na República.
Assim, muito justamente, o Senador Flexa Ribeiro comemora finalmente o anúncio de edital para obras no Pedral do Lourenço.
E o Japiim?
Citamos acima: ave de beleza duvidosa que imita tucanos e põe seus ovos no ninho alheio. Pois bem, no site de um conhecido Senador (não por sua atuação em prol do Pará, mas por ser um dos mais faltosos no Senado), encontramos bravatas do tipo “faço e aconteço”, “solicitei à presidente Dilma que exploda aquele Pedral”, “pedi ao meu filho que esteja no palanque em Marabá para afirmar minhas palavras na assinatura do Edital” e alhures.
Político Japiim é assim, se apropria de coisas alheias, não é verdade?!