PSDB – PA

O leilão dos linhões, por Nicias Ribeiro

LeilãoNa próxima sexta-feira, 09/05/2014, a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estará realizando em S. Paulo, na sede da BOVESPA, às 10:00 horas, a licitação de concessões de instalações de transmissão da rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN), constante do edital nº 01/2014-ANEEL, publicado no Diário Oficial da União de 13/03/2014, seção 3, pág. 154.

A referida licitação, na forma do leilão nº 001/2014 da ANEEL, está dividida em vários grupos, sendo que os lotes “A” “B” “G” e “H” são da maior importância para o Pará, uma vez que trata da concessão, para efeito de construção, operação e manutenção de vários linhões de transmissão de energia elétrica, bem como implantação de subestações novas e ampliação de outras já existentes, que, sem duvida, são fundamentais para a segurança energética e melhoria da qualidade da energia nas diversas regiões do nosso estado.

Assim sendo, no lote “A” do citado leilão consta a construção de três linhões, de 230Kvolt, nas regiões de Altamira, Transamazônica e Oeste do Pará; sendo um que vai de Vitoria do Xingú para Altamira (61km), outro de Altamira para Uruará (188km) e um terceiro, que vai de Uruará para Santarém (187km). Registre-se ainda que, neste mesmo lote, consta  a construção de uma subestação rebaixadora (230kvolt/138kvolt/13,8kvolt) em Santarém, bem como a ampliação da subestação de Rurópolis. Com essas ações, é claro, estarão resolvidos os problemas das recorrentes quedas de energia na região da Transamazônica e Oeste do Pará, notadamente em Altamira, Itaituba e Santarém.

No lote “B”, consta a construção de um linhão, em 230kvolt, que vai de Oriximiná para Jurutí (138km), em circuito duplo, atravessando o rio Amazonas no chamado estreito de Óbidos. E um outro linhão, também em 230kvolt, que segue de Jurutí para Parintins, já no Estado do Amazonas (102km). Consta também neste lote, a construção de uma subestação rebaixadora em Jurutí e outra em Parintins (230kvolt/138kvolt), além da montagem de equipamentos de rebaixamento na subestação de Jurupari, na Serra da Velha Pobre, que, por obvio, viabilizará a construção de uma linha de 69kvolt para atender a cidade de Almeirim.

No lote “G”, consta a construção de um linhão, em 500kvolt, de Parauapebas à Integradora do Sossego (58km) e um outro de 230kvolt, de Sossego para Xinguara (79km); além da construção de pátios novos na subestação de Parauapebas e Integradora do Sossego. Com isso, é evidente, além da segurança energética, haverá uma melhora na qualidade da energia no Sul do Pará.

E, por ultimo, no lote “H” consta a construção de um linhão, de 500kvolt, da Vila do Conde para Marituba (61km), além de um outro linhão em circuito duplo, de 230kvolt, da subestação de Utinga, em Belém, para Marituba (12km); bem como a construção de uma subestação rebaixadora em Marituba (500kvot/230kvolt/69kvolt). Com essas providencias, sem duvida, estarão resolvidos os problemas de queda de energia na  região metropolitana de Belém, talvez por uns 20 anos, dependendo, é claro, do aumento da população e consequentemente do consumo de energia.

Mas, do referido lote “H” consta, ainda, a construção de um linhão, de 230kvolt, de Marituba para Castanhal (63km), o que, por certo, além de dar mais segurança energética, vai melhorar a qualidade de energia em toda a chamada região Nordeste paraense.

É evidente que ao escrever este artigo o faço com muita satisfação, até porque, depois do sistema Tramoeste e da linha Utinga – Santa Maria, ambas em 230kvolt, esse é o primeiro grande pacote de obras que, a rigor, vem reforçar o sistema de transmissão de energia elétrica no Pará. E ao fazer esse registro, jornalístico, agradeço à  Deus, primeiramente, e depois ao governador Simão Jatene, por me ter permitido participar, como Secretario de Estado de Energia e depois como presidente  do Fórum  Nacional de Energia, deste processo que, sem  duvida, é vital para o  desenvolvimento  do  nosso  Estado. E o Pará, que em  breve  tornar-se-à um gigante na produção de energia hidrelétrica, no Brasil, graças a essas ações poderá usufruir de uma energia elétrica de qualidade, em favor do seu próprio crescimento e da sua gente.

Ver mais