PSDB – PA

Pará ganha destaque internacional na revista ‘Valor Econômico Estados’

Revista_Valor_capa_Pará_destaqueBelém 16 de Novembro de 2013.

Belém – Pará ganha destaque internacional na revista ‘Valor Econômico Estados’.

“O Pará deve se consolidar até o fim da década como uma das principais províncias minerais do mundo”, é assim que a revista apresenta o Pará ao mundo.

A publicação do mês de novembro dá destaque às ações do governo do estado na melhoria da infraestrutura do estado. A revista bilíngue que é publicada em inglês e português traz como titulo “mineração lidera a economia” (mining leads the economy), mas não trata apenas do minério do Pará que contribui com 35% do saldo do Brasil no setor, na publicação são abordados temas como turismo, infraestrutura e da necessidade do Pará ter área livre-comércio.

“Com aporte de R$ 130 bilhões, governo traça estratégias para gerar emprego e melhorar as condições de vida da população” é assim que a publicação aborda o volumoso investimento que o estado vai receber até 2016. Esses investimentos irão refletir na qualidade de vida da população em alguns anos.

“investimentos que dinamizem a economia do estado são importantes, mas não podem ser implementados sem a integração com projetos do governo e da sociedade e desconsiderando as áreas de conservação e a população local”, disse Maria Adelina Braglia, presidente do Idesp.

O Pará aguarda ansiosa a votação do projeto de lei 143 que cria a ALC (Área de Livre Comércio) em Santarém-Pa. “O Governo federal tem feito pouco ou quase nada para promover de forma sustentável e duradoura o desenvolvimento na nossa região. Porém, vamos continuar trabalhando para que ele mude a postura e adote a região norte como prioridade, não apenas como discurso, mas na prática”, disse o senador do PSDB-PA Flexa Ribeiro.

“Não é adequado que outros estados da região norte tenham incentivos fiscais, menos o Pará” disse o vice-governador do Pará Helenilson Pontes. “O Pará tem uma localização estratégica, pois ele é a porta de entrada e saída da região norte” complementa Helenilson Pontes.

Outras ações do governo do estado são abordadas pela publicação como, por exemplo, as ações no combate ao desmatamento da região “nosso programa tem duas premissas: a contenção do desmatamento e o desenvolvimento econômico” diz o secretário Sidney Rosa. Uma das preocupações do governo é com a logística e infraestrutura, pois, uma grande parte dessas ações depende diretamente do governo federal. Um dos principais problemas são as eclusas de tucuruí que só funcionam durante a cheia do rio ou seja apenas seis meses, tudo devido a falta da obra complementar de derrocagem do pedral do lourenço, trecho repleto de pedras gigantes, as pedras estão espalhadas por mais de 40 quilômetros ao longo do rio tocantins.

A publicação dá o devido destaque as belezas do estado que tem dimensões continentais, aos investimentos e esforços do governo do estado para sanar tais problemas que ainda persistem em travar o desenvolvimento do progresso do estado e a vida da população local, a revista também aponta problemas no estado e as mazelas que afligem os nativos e também aponta possíveis soluções para o estado.

Mais uma vez o Pará é destaque internacional.

Por Faber Teixeira

Ver mais