PSDB – PA

Pará – JICA dá sinal verde e projeto do BRT Metropolitano avança

BRT ParáComeçam em dez dias os trabalhos de elaboração do projeto executivo do Bus Rapid Transit (BRT) Metropolitano, do governo do Estado, que vai integrar a Região Metropolitana de Belém. A informação foi dada nesta quinta-feira (13), pela diretora executiva do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Marilena Mácola, durante reunião com o governador Simão Jatene, da qual participaram também o vice-presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Kuroyanagi Toshiyuki, diretores da Jica e o presidente do NGTM, César Meira.

Para esse passo, era importante o aval da Jica acerca de todos os preparativos que já haviam sido feitos pelo Governo do Pará até aqui. Foi por isso que o vice-presidente da agência, o representante chefe, Satoshi Murosawa, e o coordenador de projetos da instituição, Mauro Manabu Inoue, vieram pessoalmente a Belém. Eles entregaram ao governador o documento que sinaliza a concordância da entidade com as próximas etapas do projeto, ou seja, o aval para a continuidade do trabalho.

Kuroyanagi Toshiyuki elogiou o empenho do governo do Estado em concretizar o BRT Metropolitano. “Os preparativos para a execução da obra foram muito bem feitos, o que só indica que o resultado final será um grande sucesso”, disse o vice-presidente da Jica, que desembarcou em Belém, diretamente do Japão, no último dia 9.

Kuroyanagi Toshiyuki agradeceu ao governador Simão Jatene pela calorosa recepção na capital paraense e falou sobre o desejo antigo de conhecer a cidade e do carinho que tem pelo projeto BRT Metropolitano, uma vez que, ainda muito antes de se tornar vice-presidente da Jica, participou, como técnico, do início da elaboração do projeto, há mais de 20 anos. “Soubemos que tudo até agora está dando muito certo e que a assinatura com o consórcio vencedor da licitação já ocorreu, então, viemos aqui também para partilhar dessa alegria”, enfatizou.

Mobilidade – Simão Jatene agradeceu pela visita e pela parceria da Jica com o povo do Pará. “Poucas vezes vi um esforço de cooperação tão forte quanto é o da Jica com o governo e o povo do Pará”, destacou, ressaltando a importância do BRT para melhorar a mobilidade urbana em toda a Região Metropolitana de Belém. “Não é preciso muito para perceber o caráter estratégico dessa obra. Vamos nos empenhar ao máximo para que ela se torne realidade o mais rápido possível, não apenas por ser um projeto de governo, mas porque é um desejo de toda a população”, completou.

O governador ainda apresentou aos diretores da Jica outras obras do governo do Estado que contribuirão para a melhoria do trânsito na capital paraense e, consequentemente, da qualidade de vida da população, como os prolongamentos das avenidas João Paulo II e Independência, que já estão sendo executados. “A nossa preocupação tem sido a de dar ritmo para essas obras de tal forma que a própria sociedade possa incorporá-las. Financiamentos são importantes, mas mais importante do que isso é a expertise que a Jica está nos trazendo e que certamente contribuirá para todo o nosso trabalho”, ressaltou Jatene.

Para Marilena Mácola, a carta da Jica indica o marco inicial propriamente dito da obra. Segundo ela, para dar esse aval, a agência leva em consideração a observância das leis japonesas e brasileiras, já que se trata de um projeto do país com financiamento do Japão. “Em todas as etapas, até aqui, sempre temos obtido a não objeção da Jica, o que, para nós, é motivo de muita alegria, já que estamos lidando com uma instituição séria, compromissada e que tem nos ensinado muito. Como eles, estamos aprendendo ainda mais a trabalhar com metas a serem alcançadas e respeito à coisa pública”, analisou.

A mesma ideia tem o presidente do NGTM. Para César Meira, o governo do Estado está ajudando a concretizar um sonho acalentado pela população há mais de 20 anos. “O que presenciamos hoje demonstra mais uma vez a certeza de que o projeto está consolidado e que brevemente vamos ter o início das obras na Rodovia BR-316. É notória a integração do governo do Estado com a Jica e a paixão com que os técnicos desenvolvem esse trabalho, o que só vai contribuir para que o resultado seja o melhor possível, ou seja, uma melhor qualidade de vida para toda a população”, concluiu.

 

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Elck Oliveira

Secretaria de Estado de Comunicação

Ver mais