PSDB – PA

Pará lidera a geração de empregos formais no norte do país

Pará EmpregoO Pará foi o Estado que mais gerou postos de trabalho formais no último ano em toda a região Norte. Levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – Escritório do Pará (Dieese/PA), e publicado nesta segunda-feira (10) mostra que, entre fevereiro de 2013 e janeiro deste ano, foram realizadas no Estado 103,8 mil admissões contra 98,9 mil desligamentos, o que resulta num saldo positivo de 4,9 mil postos de trabalho. Em termos percentuais, o crescimento foi de 1,97%.

Segundo o balanço – elaborado e analisado pelo Dieese/PA com base em informações oficiais do Ministério do Trabalho, mais precisamente nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – todos os Estados da região Norte apresentaram saldos positivos de empregos no comparativo entre admitidos e desligados, sendo o Pará o que registrou o maior saldo positivo, seguido do Amazonas, com mais 3,5 mil postos de trabalho; Tocantins, com 1,3 mil postos; Rondônia, com 1,2 mil postos, e Amapá, com saldo de mil postos de trabalho.

De acordo com o Dieese/PA, em todo o Norte, no período pesquisado, foram realizadas 285,2 mil admissões contra 272,5 mil desligamentos, o que resultou num saldo positivo de 12,6 mil postos de trabalho, com crescimento de 2%.

Segundo Rodivan dos Santos Nogueira, titular da Secretaria de Estado de Emprego e Renda (Seter), entre os setores que mais estão puxando a geração de empregos no Pará para cima estão a construção civil, o comércio e os serviços.

Qualificação – Nesse sentido, a Seter está procurando incentivar a qualificação da mão de obra em todas as regiões do Estado. “Estamos com um planejamento para por em prática a partir do segundo semestre, para qualificação com foco no aproveitamento dos grandes projetos do setor mineral que estão se instalando aqui”, explicou o secretário.

Antes de chegar a essa etapa, a Seter assinará um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), para sair a campo para visitar os grandes projetos e entender as necessidades de cada um, no que se refere à mão de obra. Para isso, serão realizadas oficinas, palestras e reuniões nas próprias comunidades onde esses projetos serão instalados. “Nos próximos dias, estaremos em Itaituba com esse trabalho. O objetivo é identificar as demandas para a instalação dos portos da região de Miritituba (no município de Itaituba)”, informou.

No último dia 26 de fevereiro, a Seter assinou com 40 Prefeituras Termos de Cooperação Técnica, que têm como objetivo estabelecer uma parceria entre Estado e municípios, com foco na melhoria da formulação, coordenação e execução da Política Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, por meio de ações realizadas pelo Sistema Nacional de Emprego e Renda (Sine/PA).

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Elck Oliveira
Secretaria de Estado de Comunicação
Ver mais