PSDB – PA

Pará lidera geração de empregos na região Norte

Carteira Belém (PA) – Pará lidera geração de empregos na região Norte, é o que aponta dados apresentados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (DIEESE/PA), os dados foram atualizados e divulgados recentemente. Os números mostram que as gerações de empregos formais no Pará tiveram saldo positivo de 1.985 postos de trabalho o que representa um crescimento real de 0,25% em relação ao mês anterior, Janeiro.

Entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014 o Pará registra 103,8 mil admissões contra 98,9 mil desligamentos, o que resulta em saldo positivo de 4,9 mil postos de trabalho. Em termos percentuais, o crescimento é de 1,97%. Na região norte, o Pará continua na liderança dentro da geração de empregos, seguido de perto pelo Tocantins, que ficou na segunda posição com a segunda maior geração de empregos do norte, com saldo de 1.184 postos de trabalho. No total na região Norte foram 73.718 admissões contra 70.593 desligamentos, gerando um saldo positivo de 3.125 postos de trabalhos, o que representa um acréscimo médio de 0,17%.

Na avaliação de técnicos do Dieese o Pará tende a seguir gerando cada vez mais empregos formais nos próximos meses.

“A nossa avaliação é de que, a partir agora, o Estado volte a crescer, pois, tradicionalmente, nos meses de dezembro e janeiro, a geração de empregos cai, puxada para baixo pelo setor da construção civil, até por conta do período de chuvas do inverno amazônico. Daqui para a frente, a tendência é que o saldo seja sempre positivo, inclusive na indústria, que enfrentou um período difícil no ano passado, em função da crise mundial, que afetou os principais compradores dos nossos produtos de exportação” avaliou Roberto Sena

Os setores que apresentaram os melhores desempenhos foram: Comércio, seguido do setor de Serviços, Indústria de Transformação e Agropecuária.

 

Faber Teixeira / FCA

Com informações do Dieese/PA e Agência Pará de Notícias.

Ver mais