PSDB – PA

Pela hora da morte, por ITV

inflação 3A inflação de março superou todas as expectativas e confirmou o que os brasileiros sentem no bolso no dia a dia. O índice geral é, porém, apenas um indicador de que os preços estão de amargar: em itens essenciais, as altas são muito mais expressivas e pesam, sobretudo, sobre a cesta básica, que onera mais as famílias de menor renda. A inflação em disparada é a prova mais evidente do fracasso da politica econômica experimentada pelo governo Dilma.

*

A divulgação da obscena inflação de março apenas confirma o que os brasileiros sentem no seu dia a dia: os preços no país estão pela hora da morte. Os itens mais básicos são os que mais sobem, prejudicando principalmente as famílias mais pobres. A presidente Dilma Rousseff mostra-se atônita, pois as medidas que tomou surtiram efeito inverso. É perda total.

 

Desde 2003, a inflação no mês de março não era tão alta. Segundo o IBGE, o IPCA foi a 0,92%, elevando a 6,15% o índice acumulado em 12 meses. A alta é disseminada e alcança 71% dos preços, com ênfase maior em itens como alimentos, saúde, educação e diversão. O povo não come PIB, mas com esta carestia está comendo cada vez menos comida.

 

O índice geral de inflação é só um indicador de que os preços na feira e no supermercado estão de amargar a vida de qualquer brasileiro. Em boa parte dos itens essenciais, os aumentos são bem maiores e bem acima do teto da meta oficial – no acumulado em 12 meses, isso acontece em 6 dos 9 grupos de preços que compõem o IPCA, apontou O Estado de S. Paulo.

Instituto Teotônio Vilela

Ver mais