PSDB – PA

Ponte sobre o Rio Capim é entregue e muda a rotina dos moradores da região

Ponte Rio CapimHá 33 anos, a rotina do vendedor Nelcir Cordeiro era a mesma. Saia do município de Mãe do Rio, no nordeste do Estado, e atravessava de balsa até o município de Concórdia do Pará, percorrendo ao todo uma distância de 46 km, a mesma que separa os dois municípios. “Além de gastar dinheiro com a balsa, eu ainda tinha que esperar uma hora para poder atravessar. Perdia tempo e dinheiro”, conta.

A partir desta quinta-feira, 26, a rotina dele e de milhares de paraenses irá mudar com a inauguração da ponte construída sobre o rio Capim, que fica no município de Aurora do Pará, entre Mãe do Rio e Concórdia do Pará, ligando os municípios. “Fiz até questão de guardar o papel da última travessia de balsa que fiz. Guardar com lembrança de tempos difíceis e agora, do desenvolvimento que chega”, ressalta Nelcir.

A obra foi entregue na manhã desta quinta-feira, pelo governador Simão Jatene, o vice-governador Helenilson Pontes e secretários de Estado. “A entrega dessa ponte representa uma importância muito grande para a região e para o Estado. Ela serve para ligar, para unir. A ponte, na verdade elimina a separação. E esse é o grande sonho e o grande desejo de muitas pessoas”, afirmou o governador.

A nova ponte possui 540 metros de comprimento e conta com dez pilares e 14 lajes, que possibilitarão o tráfego sem interrupção na Rodovia PA-252 até o entroncamento com a BR-010, a Belém-Brasília. A obra é fruto de um investimento de R$ 56.868.289,68, oriundos unicamente do Tesouro do Estado. A construção começou a ser executada ainda no primeiro governo de Simão Jatene, entretanto, na gestão seguinte a obra foi paralisada.

A retomada do projeto ocorreu em agosto do ano passado, após a conclusão de novos estudos. “A obra pública não pode estar submetida a interesses de partidos, ou de grupos. Ela tem que ter necessariamente vida própria capaz de superar qualquer diferença partidária. E eu me sinto muito feliz em ter honrado o compromisso. Quando anos atrás passei aqui, anunciei que ia entregar esta ponte, e hoje estou de volta, podendo realizar esse sonho de muitos moradores da região”, destacou Jatene.

Jatene Rio CapimPopulação – Durante a entrega da obra, moradores de diversas cidades da região do Capim estiveram presentes e fizeram questão de ver a ponte construída. Os 540 metros de extensão da estrutura ficaram tomados pela população. “Foi um sonho realizado. Toda vez que tinha que atravessar a balsa eu pensava: ‘Se tivesse uma ponte seria tão mais prático’. E hoje estou tendo a oportunidade de viver esse grande momento. Estamos muito felizes”, conta a professora Maria Rosa Sobrinho. Ela, seu marido e sua filha, que moram em Mãe do Rio, foram até a ponte para ver a obra de perto. “Hoje é um dia histórico para todos nós”, acrescentou ela.

Caminhoneiros, proprietários de vans e motoristas de ônibus também comemoraram a novidade. “Gastávamos muito com a travessia e perdíamos muito tempo esperando pela balsa. Só em pensar que agora vamos poder passar direto, dá um animo maior para se trabalhar”, diz o caminhoneiro Paulo Aguiar.

Economia – O engenheiro Jânio Pacheco, que trabalha na construtora que executou a obra, afirma que um levantamento feito pela empresa revelou que, diariamente 80 carretas carregadas de soja atravessavam pela balsa, e que o custo médio para a travessia acabava se tornando alto. “Com esse corte de gasto, eles poderão investir em manutenção e terão agilidade maior na entrega dos produtos. Ganha o trabalhador, ganha o empresário e ganha, sobretudo, a população”, ressalta.

Os prefeitos dos municípios de Aurora do Pará, Mãe do Rio, Concórdia do Pará e outros municípios vizinhos também estiveram presentes na inauguração. “A economia da região estava de costas uma para outra e as pessoas também. Agora tudo será diferente e todos sentirão os benefícios”, comemorou o prefeito de Concórdia do Pará, Antônio Maranhense.

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Bruna Campos
Secretaria de Estado de Comunicação
Ver mais