Belém – A Prefeitura de Belém através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) iniciou na última segunda-feira, 10, em toda rede municipal de ensino a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano, ou como é mais conhecido HPV. A campanha é voltada para as meninas com idades entre 11 e 13 anos. As primeiras alunas a receberem a equipe de imunização da SESMA foram as alunas da Escola Bosque, que fica localizada no distrito do Outeiro localizado a 18 Km do centro de Belém, lá as estudantes receberam orientações sobre a doença e posteriormente foram imunizadas.
O Departamento de Vigilância à Saúde (DEVS) tem como meta imunizar até o final da campanha mais de 36 mil adolescentes em toda à cidade Belém e na região das ilhas.
São 45 salas de vacinação prontas para atender a demanda, além das ações presenciais em escolas públicas e particulares para atender esse público.
Durante a visita da equipe de imunização foram vacinadas mais de 120 alunas da Escola Bosque, todas com idade entre 11 e 13 anos.
Segundo os especialistas é nesta idade que devem ser aplicadas as doses da vacina antes das meninas começarem suas vidas sexuais e possam eventualmente entrar em contato com o vírus. A faixa etária de 9 a 13 anos é considerada a que apresenta melhores resultados.
“Eu vim porque queria saber mais sobre a doença e assim poder orientar minhas irmãs, sobrinhas sobre a importância da vacinação” disse Rosilene Graça, 37, mãe de aluna da Escola Bosque.
A ação promovida pela secretaria de saúde de Belém em Outeiro, contou ainda com a participação do grupo teatral Arte Mania que é composto por alunos da Escola Bosque, o grupo fez uma apresentação temática alertando sobre os riscos do HPV. Até o dia 10 de abril, quando encerra o período da campanha, o município espera imunizar precisamente 36.189 meninas, com um esquema de vacinação estendido, sendo a primeira dose aplicada agora, a segunda em seis meses (setembro) e a terceira dose em cinco anos após a primeira aplicação.
A Sesma disponibilizou para a campanha 45 pontos de apoio de vacinação, incluindo as Unidades Municipais de Saúde (UMSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) entre outros locais, que também estarão realizando a vacinação.
Texto: Faber Teixeira / FCA
Foto: João Gomes
Com informações do Portal da Prefeitura de Belém.