Brasília – Equipamentos e funcionários da prefeitura de Guarulhos (SP), administrada pelo PT, foram utilizados para criar e disseminar ofensas nas redes sociais ao presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves. As informações estão em reportagem publicada pela Folha de S. Paulo neste domingo (25).
O levantamento revelou que, entre outros lugares, a sede da Secretaria de Comunicação Social de Guarulhos era um dos locais em que se manipulavam as páginas contrárias ao tucano. Na secretaria, as páginas foram gerenciadas 81 vezes em 20 dias, segundo a reportagem. Dados sobre o caso chegaram à Justiça de São Paulo após a decisão de quebrar o sigilo contratual de clientes de empresas de internet.
A servidora da prefeitura Nataly Diniz é uma das criadoras das páginas e, segundo o jornal, ela utilizou seu celular para manipular os conteúdos. A reportagem revelou também que os acessos aos perfis contrários a Aécio foram feitos em computadores cujos endereços de IP estavam vinculados à agência PG Comunicação.
A prefeitura de Guarulhos, administrada pelo petista Sebastião Almeida, confirma que Nataly é funcionária municipal e relatou que irá apurar o caso.
Em outras duas cidades – Juiz de Fora (MG) e Petrópolis (RJ) – também foram detectados operadores das páginas ofensivas ao tucano.
Declaração do presidente do PSDB, senador Aécio Neves
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, comentou a denúncia publicada na Folha de S. Paulo sobre a utilização de recursos de uma prefeitura administrada pelo PT para atacar o PSDB. Leia abaixo a declaração do senador, publicada em seu perfil no Facebook.
Tenho sido vítima de uma covarde campanha de agressões, mentiras e calúnias nas redes sociais. Reportagem publicada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo comprova, mais uma vez, a ligação do PT com esse jogo baixo. Computadores da prefeitura petista de Guarulhos foram usados para alimentar um perfil falso, usado para me desqualificar.
Quanto mais a nossa pré-candidatura se firma, mais aumenta o desespero e a falta responsabilidade de quem não quer debater o futuro do Brasil.
As pessoas me conhecem. Conhecem minha família. Tenho uma vida pública que, há mais de 30 anos, é acompanhada pela população. Fui presidente da Câmara dos Deputados, duas vezes governador de Estado. Enfrentei e derrotei as mais organizadas e poderosas forças políticas do país, sem que nada tenha sido apontado contra mim. Na ausência de críticas verdadeiras, inventam. Na impossibilidade de debaterem, caluniam.
É contra isso que lutamos. Por um Brasil em que haja respeito e ética.
Aécio Neves