PSDB – PA

‘Prévia do PIB’ cai 0,76% em agosto, aponta BC

dinheiro_calculadora-economia-ebcBrasília (DF) – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou mais uma queda. De acordo com o Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE), em agosto, o indicador caiu 0,76% na comparação com julho. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (16), são do portal G1.

Segundo a reportagem, a produção industrial teve, em agosto, queda de 1,2%, a maior para o mês desde 2011. O setor de serviços recuou 3,5%, o pior agosto da série da pesquisa, iniciada em janeiro 2012. As vendas no comércio varejista também pioraram. A queda foi de 0,9%, a maior para meses de agosto desde 2000.

Para o economista-chefe do banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves, a atividade econômica segue “em marcha ré”. “As pesquisas da indústria, comércio e serviços indicaram desempenho muito fraco no período. Nossa expectativa é de um terceiro trimestre ainda pior do que o segundo [trimestre]. Nossa projeção é de queda em 3% no PIB este ano e de 1,1% em 2016. O número está sob revisão e o viés é notadamente de piora”, afirmou.

Na avaliação dos economistas do mercado financeiro, o Produto Interno Bruto (PIB) terá retração de 2,97% neste ano. Se confirmada, será a maior contração em 25 anos – desde 1990, quando foi registrada uma queda de 4,35%.

Dados oficiais apontaram que a economia brasileira está atualmente em recessão técnica – que se caracteriza por dois trimestres consecutivos de queda do PIB.

Acumulado

Ainda de acordo com o BC, de janeiro a agosto deste ano, o indicador sem ajuste sazonal obteve queda de 2,99% na atividade. Com ajuste, a retração é de 3,02%. Já no acumulado em 12 meses até agosto, o índice dessazonalizado registrou contração de 2,28% (sem ajuste, é de – 2,16%).

Ver mais