PSDB – PA

Primeiro trecho da Perimetral será entregue em agosto

Perimetral Belém
As obras incluem calçadas, ciclofaixas, ciclovias, meio fio, canteiro central e sinalização vertical, horizontal e semafórica

Os trabalhos de duplicação da Avenida Perimetral, que vai da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) até a Avenida João Paulo II, avançam em ritmo acelerado, sobretudo, nos três primeiros quilômetros da via. Este trecho corresponde à primeira etapa do projeto. E devido ao bom andamento, a expectativa, segundo o engenheiro responsável da obra, Rui Sales, é entregar os três quilômetros totalmente trafegáveis até o final do mês de agosto.

Para facilitar a evolução da obra, Rui Sales explica que a Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), responsável pelo projeto, dividiu os trabalhos em três etapas. Um trecho diz respeito ao perímetro localizado entre as travessas São Domingos e Cipriano Santos; outro entre as travessas Cipriano Santos e Mauriti, e, por fim, mais um trecho entre a travessa Mauriti e a Avenida João Paulo II.

Nos 2,5 quilômetros restantes, que correspondem à segunda etapa, o ritmo também é intenso. A drenagem e terraplanagem estão avançadas. “Passaremos da UFRA até o final do muro da Eletronorte. Lá é uma área onde não teremos nenhum tipo de desapropriação. Então nossa expectativa é de que possamos seguir ainda mais rápido”, afirma o engenheiro.

Ainda de acordo com ele, o trecho final de aproximadamente 1 quilômetro, próximo à Universidade Federal do Pará (UFPA), será o maior desafio a ser enfrentado, em função do adensamento da ocupação nas margens da pista. Além disso, as obras na Perimetral incluem calçadas, ciclofaixas, ciclovias, meio fio, canteiro central e sinalização vertical, horizontal e semafórica.

Expectativa – Para quem mora às margens do novo corredor, a expectativa é grande. O aposentado Valentim Cunha da Silva, 77 anos, mora na travessa São Domingos, e da sacada de sua casa, acompanha diariamente o andamento da obra. “Já moro há 40 anos neste lugar e tenho certeza de que a duplicação dessa avenida trará melhorias para todos nós”, diz.

O aposentado conta ainda que fez questão de participar de todas as etapas da obra, e que participou das audiências públicas realizadas pelo Governo do Estado antes do projeto iniciar. “Pra mim isso foi muito importante porque foi durante a audiência pública que os moradores tiveram o direito de opinar. Eu, por exemplo, dei varias sugestões e muitas foram acatadas”, ressalta.

O porteiro Manoel Pantoja, 59 anos, que também mora no local, está satisfeito com o resultado da obra. “Já dá para ter uma noção do quanto às coisas ficarão melhores aqui”, diz.

Interdição – Por conta das obras, no próximo dia 29 de julho, haverá uma interdição na Avenida Perimetral, entre a estrada  da Ceasa (em frente à Igreja Assembleia de Deus) e a Avenida João Paulo II. O desvio dos veículos será feito pela travessa Enéas Pinheiro.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em parceria com a Seidurb, estará no local para orientar os condutores sobre o corredor alternativo.

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Bruna Campos
Secretaria de Estado de Comunicação
Ver mais