PSDB – PA

PSDB em Belém recebe Aécio Neves, um show de civismo e de apoio popular!

Encontro Belém AécioUm show de civilidade, de esperança por um país melhor, ficou refletido nos olhos e rostos dos paraenses no auditório do Hangar, em Belém, a massa tucana lotou os espaços do Centro de Convenções, mal dava para as autoridades se aproximarem do palco central! Aperta daqui, de lá, o povo tucano conseguiu conduzir seus líderes ao local nobre do plenário.

Com um palco repleto de autoridades, entre prefeitos, deputados, senadores, estavam o governador Simão Jatene ao lado do senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves. Começaram a ecoar por todos os cantos do imenso salão, onde mais de mil pessoas se acotovelavam, as palavras de Zenaldo Coutinho (prefeito de Belém), Manoel Pioneiro (prefeito de Ananindeua), senadores Flexa Ribeiro e Mário Couto que, entre outros, fizeram de suas vozes as vozes do povo.

Um dos pontos altos da celebração se deu com as palavras do governador do Pará, Simão Jatene , que destacou a importância da participação popular no processo democrático, da necessidade de povo e políticos caminharem juntos para um país melhor.

Logo após, disse o Senador Aécio neves: “Se eu pudesse tirar uma fotografia daquele que seria o exemplo de PSDB que nós precisaríamos ter nesse Brasil inteiro, na sua integridade, no seu espírito público, e na coragem para enfrentar a adversidade, eu colocaria um enorme porta retratos e botaria ali o PSDB do Pará, de Simão Jatene, de Mário Couto e do Senador Flexa Ribeiro, para que os brasileiros saibam que política é para quem tem coragem. Política é para quem tem espírito público. Política é para quem tem dignidade.”

Vejam a seguir os princiapis trechos do discurso do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, em Belém

Projeto de Poder

O PT perdeu a capacidade e autoridade de conduzir um projeto transformador de Brasil, porque se contenta, única e exclusivamente, com um projeto de poder. E eu venho aqui, captando a energia de cada uma e de cada um de vocês, dizer que quero externar, nessa terra santa, companheiro Zenaldo, a minha indignação e a minha revolta com a ineficiência e a irresponsabilidade que tomou conta do Planalto Central. O Brasil merece um governo mais digno e mais eficiente, mais justo e mais solidário. E é por isso, companheiro Simão, que eu tenho andado pelo Brasil, por todas as regiões e por praticamente todos os estados, e coroo essa caminhada exatamente aqui em Belém, no estado do Pará.
Exemplo do Pará

E digo agora, como presidente nacional do PSDB. Se eu pudesse tirar uma fotografia daquele que seria o exemplo de PSDB que nós precisaríamos ter nesse Brasil inteiro, na sua integridade, no seu espírito público, e na coragem para enfrentar a adversidade, eu colocaria um enorme porta retratos e botaria ali o PSDB do Pará, de Simão Jatene, de Mário Couto e de Flexa Ribeiro, para que os brasileiros saibam que política é para quem tem coragem. Política é para quem tem espírito público. Política é para quem tem dignidade. Eu venho de uma história de homens públicos, e como me orgulho dessa história.

Foi com meu velho ao Tancredo com quem vim pela primeira vez a Belém há quase trinta anos, no momento em que ele tinha sobre seus ombros a responsabilidade de nos fazer reencontrar com a democracia e com as liberdades. Desde lá, um profundo afeto me ligou ao estado do Pará, seja por sermos estados irmãos, em razão da nossa principal matriz econômico, que é o minério, mas também por sermos estados com enorme tradição cultural e religiosa. E estados onde os valores onde para todos nós são extremamente caros. Falo isso porque sempre buscarei inspiração nos bons exemplos da gestão do governador Jatene e dos nossos companheiros prefeitos.

PSDB: alternativa ao atual modelo econômico

Nós temos a responsabilidade, tucanas e tucanos do Pará e região, de nos apresentarmos como uma alternativa a esse modelo que fracassou. Que conseguiu nos trazer a pior das equações – crescimento baixo e inflação alta, com absoluto descrédito do Brasil perante os investidores de dentro e de fora. Nós somos o partido da estabilidade da moeda, da modernização da economia, da responsabilidade fiscal. Eles são o partido que estão destruindo esses pilares fundamentais da nossa economia. Nós somos o partido da parceria com o setor privado para alavancar projetos de infraestrutura tão necessários ao crescimento da nossa economia. Eles são aqueles que demonizam a parceria com o setor privado, e agora eles se curvam, de forma envergonhada e atabalhoada.

Superação da pobreza

Nós, companheiro e irmão Simão Jatene, não nos contentamos com aquilo que parece satisfazer o PT, que é a administração diária da pobreza. Nós queremos a sua superação. Pobreza não pode ser vista apenas como a privação da renda – essa é apenas uma das suas facetas. A privação de serviços de qualidade na saúde, na educação e na segurança pública, por exemplo, como no saneamento, são indicadores também de pobreza. E a privação de oportunidades também é outra face cruel da pobreza. Eles costumam dizer que o PSDB, quando governar vai acabar com o Bolsa Família. Que bobagem! O PSDB está na origem dos programas de transferência de renda. Vai continuá-los e vai aprimorá-los. Mas eu quero aqui, neste solo sagrado de Belém, dizer que queremos muito mais que esse cartão. Não posso crer que um pai de filho tenha satisfação ou alegria em deixar para seu filho, como herança, um cartão do Bolsa Família. Ele quer oportunidade, quer educação de qualidade, quer ver seu filho se desenvolvendo e crescendo na sociedade onde vive. Por isso a responsabilidade do PSDB é enorme.

Política feita com seriedade

O Brasil espera do PSDB uma resposta. O Brasil quer de nós a postura que sempre tivemos, de respeito ao dinheiro público e de competência nas ações que desempenhamos. E nosso papel, nosso desafio, acompanhados de tantos companheiros, é fazer renascer no coração de cada brasileiro a esperança. Os brasileiros precisam readquirir a confiança nos seus governantes, e mais uma vez, de norte a sul, vou dizer, principalmente nas regiões mais distantes: se vocês estão descrentes na política, entrem em seu computador, dê um Google, e vejam o que está acontecendo no Pará, porque lá a política tem sido feita com seriedade e com responsabilidade.

Fazer política ouvindo a voz das ruas

Não tenho receio do que vamos fazer quando vencermos as eleições, porque as políticas de desenvolvimento não serão formuladas em gabinetes fechados em Brasília. Quem vai decidir a melhor forma de gerar empregos e aproveitar o extraordinário potencial seja ambiental ou de recursos naturais, mas também da qualidade do trabalho da sua gente, quem vai desenvolver esta região serão vocês. Vocês estarão sentados no Palácio do Planalto para, pela primeira vez, dizerem de lá: O Brasil tem de ser mais justo.

Ética e eficiência

Estamos em uma caminhada que não é apenas do PSDB e de seus aliados. É uma caminhada dos brasileiros de bem, que querem ver instalado em nosso país um novo clico de governo, onde ética e eficiência possam ser como irmãs siamesas. Caminhando juntas em busca de um futuro melhor para tantos brasileiros.

Luta pelo Brasil

O velho Tancredo costumava dizer que quando você ouve um homem público falar, aquele que está com o microfone na mão, ele sugeria: tire os seus olhos dele, por alguns segundo fite, olhe, o semblante daqueles que estão ao seu lado, daqueles que estão emprestando a sua credibilidade, a sua história de vida em apoio àquele que está com o microfone na mão.

Como não posso ter uma coragem desmedida, se eu tenho ao meu lado Simão Jatene e tantos outros companheiros? Vamos para a luta para vencer as eleições em benefício do Pará e em benefício do Brasil. Não nos curvaremos à cooptação. Não tomaremos frente às agressões, por mais injustas e caluniosas que sejam. Porque temos uma responsabilidade com esta e com as futuras gerações. Vamos devolver ao Brasil aos brasileiros de bem e tirar do governo aqueles que dele se apoderaram e o tratam como se fosse a sua própria casa.

Venho aqui ao final fazer uma convocação definitiva e hoje o Brasil nos ouve: Vamos para a luta pela decência, pela dignidade com o Pará à frente em benefício do Brasil.

Ver mais