Terminou à pouco o evento na Sede do PSDB Pará sobre Zoneamento Ecológico Econômico, promovido pelo PSDB-Mulher do município de Belém/PA.
Com dezenas de mulheres no auditório, a palestra, proferida pela Diretora Ambiental do IDESP, Andréa Coelho, demonstrou a importância de se implementar o ZEE para o melhor desenvolvimento de políticas públicas, clareza sobre a opressão da Federação com relação ao Estado e os interesses econômicos contrários ao verdadeiro desenvolvimento do Pará.
No Brasil são várias as iniciativas de se ordenar o território com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico dentro dos parâmetros da sustentabilidade, implementar o ZEE através da adoção dos seus parâmetros na elaboração das políticas públicas é evoluir de forma efetiva para o desenvolvimento do estado.
As Mulheres do PSDB presentes ao evento participaram ativamente dos debates, demonstrando que estarão cada vez mais atentas às políticas públicas do Governo Federal que vem sistematicamente contribuindo para a miséria e pobreza no Estado, em detrimento dos esforços do Governo Estadual.
Quando falamos em desenvolvimento, este se refere à qualidade de vida das famílias paraenses e sua relação com o meio ambiente. A Lei Kandir causou perdas importantes na arrecadação de impostos estaduais, apesar de que o governo federal ficou comprometido em compensar tais perdas, as regras para esta compensação não ficaram tão claras e há um impasse entre o governo e os estados sobre este assunto. Esta Lei deixa apenas 4% dos royalties da mineração ao Pará.
A federalização constante das terras paraenses vem retirando do Governo Estadual a participação nos recursos gerados pelas mineradoras, deixando aos paraenses apenas o ônus social, conforme perguntou uma das presentes, em tom de indignação: “Como é possível permitir que toda a riqueza de um Estado como o Pará seja retirada de sua população e levada para fora, para as grandes corporações que aqui estão, apoiadas pela necessidade da manutenção política do Governo Federal?”
Parabéns ao PSDB Mulher do Município de Belém pela organização do evento e pelas valiosas informações recebidas do IDESP por meio de sua Diretoria Ambiental.
Redação PSDB Pará