Janeiro
PSDB assume o comando de 702 prefeituras no país, fruto do resultado das eleições municipais de 2012. Entre os empossados, o prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio; de Maceió (AL), Rui Palmeira; de Belém (PA), Zenaldo Coutinho; de Teresina (PI), Firmino Filho; de Blumenau (SC), Napoleão Bernardes; de Pelotas (RS), Eduardo Leite; de Franca (SP), Alexandre Ferreira; de Sorocaba (SP), Antonio Carlos Pannunzio; de Santos (SP), Alexandre Barbosa e de Campina Grande (PB), Romero Rodrigues.
O PSDB dá mais um passo em favor da democratização da participação popular na política e cria o Secretariado Nacional de Negros e Negras do partido, o Tucanafro.
Fevereiro
Enquanto o PT comemora com festa seus dez anos no poder, o atual presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), usa a tribuna do Senado para apontar os 13 fracassos da gestão petista: A falta de comprometimento com o desenvolvimento; a paralisia do governo para alavancar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); a indústria sucateada; a alta da inflação; a contabilidade criativa; a derrocada da Petrobras e outras estatais, como a Eletrobrás; o mito da autossuficiência em petróleo; o risco de apagão; o desmantelamento da Federação; a insegurança pública; o descaso com a saúde e a educação; a intolerância e autoritarismo do governo; e a complacência com desvios éticos.
Após iniciativa do PSDB, proposta pelo líder na Câmara, Carlos Sampaio (SP), foi aprovado o fim do 14º e 15º salários para deputados.
Os deputados Paulo Abi Ackel (PSDB-MG) e Otavio Leite (PSDB-RJ) assumem, respectivamente, as presidências das comissões de Ciência e Tecnologia e de Segurança Pública da Câmara. No Senado, Cyro Miranda (PSDB-GO) assume o comando da Comissão de Educação.
No âmbito estadual, o governador Beto Richa (PSDB), do Paraná, comemora a aprovação de sua gestão por 73% dos paranaenses. Já o governo de Minas Gerais, sob o comando de Antônio Anastasia, se destaca nacionalmente na educação pública, conquistando os melhores resultados do país na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O PSDB cria o Secretariado da Pessoa com Deficiência, por iniciativa do então secretário-geral da legenda, deputado federal Rodrigo de Castro (MG).
Março
Choque de Gestão, instituído por Aécio Neves como governador de Minas Gerais vira destaque na revista britânica ‘The Economist’. “Uma dose do ‘remédio de Minas’ poderia fazer bem ao Brasil”, ressalta a reportagem.
O PSDB-GO promoveu o Fórum “Discutindo o futuro de Goiás e do Brasil”. Com a presença de parlamentares e lideranças foram debatidos assuntos de interesse da sociedade, com o objetivo de dar a largada à construção da nova agenda nacional. Entre os presentes, o então presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE); o senador Aécio Neves (MG); os líderes no Senado e na Câmara, Aloysio Nunes (SP) e Carlos Sampaio (SP); o governador Marconi Perillo (PSDB-GO); os então presidentes do ITV, Tasso Jereissati (CE); do PSDB-Mulher, Thelma de Oliveira (MT); e da Juventude do PSDB, Marcello Richa (PR); o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (AM); e representantes da bancada tucana do Goiás: os senadores Cyro Miranda e Lúcia Vânia, e os deputados Valdivino de Oliveira, João Campos e Carlos Alberto Leréia.
O PSDB-SP promove um Congresso Estadual. O evento foi uma preparação para a convenção nacional do partido, que seria realizada em maio, e acabou servindo de lançamento da candidatura do senador Aécio Neves para a presidente nacional do PSDB. Participaram do evento, o então presidente nacional, deputado Sérgio Guerra (PE), o senador Aécio Neves (MG), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador Geraldo Alckmin (SP), o vice-presidente da legenda, Alberto Goldman, o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP) e o então presidente do PSDB-SP, deputado estadual Pedro Tobias, além de vereadores, deputados estaduais e federais e integrantes da direção do partido.
Abril
A direção nacional do partido organizou o seminário “Recuperar a Petrobras é nosso desafio – PSDB: A favor do Brasil, a favor da Petrobras” para denunciar os resultados negativos acumulados pela Petrobras nos últimos anos, identificando falhas e apontando soluções para as dificuldades da empresa. O evento reuniu, na Câmara dos Deputadps, inúmeras lideranças do PSDB e especialistas na área, como o ex-prefeito de Vitória , Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), Wagner Freire e Alfredo Renault.
A gestão do PT levou a Petrobras a perder 47,7% do valor de mercado e despencar da segunda posição como maior petrolífera do mundo para o oitavo lugar. Durante o seminário, os tucanos lembraram que a autossuficiência do Brasil na produção de petróleo, anunciada pelo governo Lula, nunca se concretizou e a Petrobras ainda amargava resultados negativos como a perda de credibilidade, a diminuição da produção e constantes prejuízos, o aumento da dívida e as transações sob a mira do Ministério Público, como a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
Governos tucanos foram reconhecidos por iniciativas de sucesso. Em São Paulo, o investimento em obras viárias ultrapassou os R$ 12 bilhões. Alagoas atingiu a marca de 50 mil novas casas contratadas em seis anos. Em Tocantins, a gestão tucana se destacou com a educação em tempo integral. O estado atingiu a sexta colocação nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Brasil afora, o PSDB realizou convenções em boa parte dos diretórios estaduais, elegendo presidentes e membros das executivas para o biênio 2013-2015.
O clima de celebração da democracia foi na contramão da postura totalitária adotada pela administração petista durante o mês. Em curto espaço de tempo, dirigentes do PT tentaram aprovar projetos para restringir a criação de novos partidos, submeter as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) ao crivo do Congresso Nacional e limitar os poderes investigativos na esfera criminal às polícias civil e federal, inviabilizando a atuação do Ministério Público, com a chamada PEC 37. Felizmente, todas essas proposições foram rejeitadas.
Maio
O PSDB elegeu o senador Aécio Neves como presidente nacional do partido e renovou a sua Comissão Executiva Nacional. A Convenção Nacional reuniu mais de mil tucanos de todo o país.
O deputado federal Mendes Thame (SP) foi escolhido secretário-geral. Para vices foram eleitos os ex-governadores Alberto Goldman (SP) e Tasso Jereissati (CE), os senadores Alvaro Dias (PR), Cássio Cunha Lima (PB) e Cyro Miranda (GO) e o deputado federal Bruno Araújo (PE).
O partido também elegeu a nova presidente do PSDB-Mulher, Solange Jurema (AL), e as representantes dos diretórios estaduais e municipais.
O PSDB lançou o portal “Conversa com Brasileiros”, inovadora plataforma que aproximou a sociedade e o partido.
Junho
O PSDB apoiou os protestos populares registrados em todo o país e esteve à frente de ações para responder aos anseios dos brasileiros, como a derrubada da PEC 37 no Congresso, que tirava do Ministério Público poderes de investigação.
PSDB organizou exposição em Brasília para comemorar seus 25 anos, os 19 anos do Plano Real e os 82 de Fernando Henrique Cardoso, eleito imortal da Academia Brasileira de Letras.
O PSDB apresentou à população seis sugestões para a Reforma Política: fim da reeleição e adoção do mandato de cinco anos; voto distrital misto; fim das coligações para as eleições proporcionais; redução de dois para um suplente de senador; retomada da discussão sobre cláusula de desempenho para definição de cálculo de tempo de TV e acesso ao fundo partidário; além de uma mudança da regra para concessão de tempo de TV para propaganda eleitoral.
No Congresso, o partido contestou equívocos do governo do PT, como a desvalorização de estados e municípios, as políticas falhas para a mobilidade urbana e cobrou investigações de boatos sobre o fim do Bolsa Família, originados por uma antecipação de pagamentos promovida pela Caixa Econômica Federal (CEF). Para o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), a presidente Dilma devia desculpas à população brasileira pelo caos e corrida às agências bancárias.
Apesar dos parlamentares do PSDB cobrarem a conclusão do inquérito instaurado pela Polícia Federal, o processo foi encerrado sem que ninguém fosse responsabilizado. Por conta disso, a liderança do PSDB na Câmara entrou com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo investigação sobre eventuais irregularidades e encaminhou um requerimento à PF solicitando acesso imediato ao inquérito do caso.
O PSDB reagiu a ações racistas que partiram de setores do PT contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, relator do julgamento do mensalão. Em resposta, o presidente nacional do Tucanafro, Juvenal Araújo (MG), fez uma manifestação de apoio. “Infelizmente ele desagradou aos senhores de engenho do momento, a turma da elite petista, que sempre teve o movimento negro atrelado aos seus interesses”, disse.
Agosto
Em agosto, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), iniciou rodada de viagens pelo estado de São Paulo por Barretos. Recebido por lideranças de mais de cem municípios da região, Aécio visitou o Hospital de Câncer e ressaltou a importância econômica e cultural de São Paulo para o Brasil.
Cidades administradas por tucanos, como Águas de São Pedro (SP) e Santos (SP), foram reconhecidas pelos melhores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHMs) do país.
Setembro
Em setembro, o PSDB deu início a uma série de encontros regionais com o objetivo de conversar com os brasileiros. O primeiro deles foi o do Nordeste, realizado em Maceió, onde o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (MG), conversou com simpatizantes, aliados e a militância.
Aécio aproveitou a oportunidade para defender o fortalecimento da federação, como forma de garantir mais autonomia para os estados e municípios, e descentralizar as ações na União. O senador também fez um alerta sobre a necessidade de aperfeiçoamento de vários programas sociais em execução.
Neste mesmo mês, o PSDB também promoveu veio o Encontro Regional do Sul, em Curitiba (PR). Com público estimado de duas mil pessoas, o evento consolidou a unidade do partido na região e reforçou o compromisso dos tucanos com uma nova agenda.
A Juventude Nacional do PSDB elegeu como presidente Olyntho Neto, de Tocantins. Com 27 anos, Olyntho iniciou um processo de aproximação com os jovens do país. Na sua opinião, o partido ouviu “as vozes das ruas”, que ecoaram nos protestos registrados em todo país desde junho.
O mês também trouxe para o PSDB três estrelas do vôlei brasileiro, que se filiaram ao partido: o ex-jogador da seleção brasileira Giovane Gávio, o medalhista olímpico Gilberto Amauri Godoy Filho, mais conhecido como Giba, e o atual treinador da seleção brasileira de vôlei masculino Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho.
Outubro
O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, participou de encontro com lideranças do PSDB do Distrito Federal (DF) e também participou de reunião do PSDB de Minas Gerais, o chamado “Conversa com os Mineiros”. Nessas reuniões, ficou claro o compromisso da direção nacional do partido em incluir em sua agenda demandas regionais.
O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), comemorou a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto aberto pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A proposta determina a mudança em todas as decisões do Congresso Nacional, das assembleias legislativas e das câmaras de vereadores.
Levantamento do Instituto Trata Brasil, de São Paulo, constata que cidades de Minas Gerais, Paraná e São Paulo – estados governados pelo PSDB – lideram o ranking dos municípios com as melhores condições de saneamento básico no Brasil.
Em outubro, a desembargadora Luislinda Valois, a primeira juíza negra do Brasil, filiou-se ao PSDB, o que representou, segundo o presidente nacional Aécio Neves, um grande ganho para a legenda, devido à sua trajetória de vida e experiência na luta com os movimentos sociais. “Sou preta, pobre, periférica, ousada e magistrada. Por isso sempre me voltei para a luta das minorias, das pessoas que precisam de mim. Sou ousada e briguenta. Não deixo meus direitos passarem em branco”, disse a desembargadora.
Em outubro, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), participou da abertura do BTG Pactual – XIV Brasil CEO conferencia 2013, em Nova York (EUA), na presença de 600 investidores e de mais de 100 das principais empresas latino-americanas. Ele mencionou o quadro econômico e político e as perspectivas futuras.
Novembro
O PSDB realizou o Encontro Regional da Amazônia Ocidental, em Manaus (AM). Acompanhado pelo prefeito Arthur Virgílio, parlamentares, militantes e populares, Aécio Neves aproveitou sua passagem pela capital amazonense para acompanhar Virgílio em uma visita ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa, restaurado pelo prefeito, ainda fez um passeio de barco pelas águas do rio Negro. Na ocasião, Arthur Virgílio comemorou 35 anos de trajetória na vida pública.
O senador Aécio Neves encerrou encontro estadual do PSDB do Rio Grande do Sul em São Leopoldo, na região metropolitana da Grande Porto Alegre, depois de fazer palestra na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.
Neste mês, o PSDB também promoveu o Encontro Regional do Centro-Oeste, realizado em Goiânia (GO). Prefeitos, senadores, deputados e vereadores da região se reuniram em defesa dos produtores rurais e do agronegócio, com o apoio do presidente nacional do PSDB, Aécio Neves.
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, apresenta projeto de lei que estabelece o Programa Bolsa Família como direito social dos brasileiros, garantido pelo Estado. Pelo texto, o programa é incorporado à Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) – que assegura medidas de proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) inclui o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, e os líderes do partido na Câmara, Carlos Sampaio, e no Senado, Aloysio Nunes, entre os dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.
A bancada do PSDB no Congresso defende a investigação das responsabilidades dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Mirian Belchior (Planejamento) em denúncias de superfaturamento em contrato da Petrobras no valor de US$ 825,6 milhões. Sampaio solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) para averiguar também a responsabilidade dos Conselhos Fiscal e de Administração da Petrobras neste contrato sob suspeita.
Em novembro, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os oito governadores do partido e as principais lideranças da legenda lançaram a declaração Poços de caldas+30. Nela, são reforçados os princípios da democracia e o respeito ao cidadão.
Dezembro
O PSDB lança 12 diretrizes que deverão nortear a elaboração de uma nova agenda “Para Mudar de Verdade o Brasil”. Segundo o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, trata-se de “um conjunto de princípios e prioridades” em defesa da preservação da confiança, da cidade e da prosperidade.
Em dezembro, foi realizado o Encontro Regional do PSDB da Amazônia Ocidental, em Belém (PA). No evento, tucanos como o governador Simão Jatene e o prefeito Zenaldo Coutinho salientaram a importância de retomar projetos importantes para a região, abandonados pelo governo federal