PSDB – PA

Quem não tem força para romper com práticas do passado, procura sem limites corromper o presente, Simão Jatene

Governador Simão Jatene beija faixa do Governo do Pará
Governador Simão Jatene beija faixa do Governo do Pará

Amigas e amigos,

Esta semana vivenciei alguns momentos que nos enchem de esperança, até porque parecem refletir um pouco do sentimento que percebo estar cada vez mais forte no seio da nossa sociedade.

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa lançou o livro “Coletânea dos 190 anos do Poder Legislativo”. Mais do que um resgate da história, o momento serviu para reforçar um dos princípios democráticos: o diálogo. Foi por essa opção que surgiu esta instituição-símbolo da democracia. O Parlamento, independente da conjuntura ou de circunstâncias, é o espaço do debate e indica, portanto, uma escolha da sociedade pelo diálogo e pela paz, ao invés do enfrentamento e da violência, para resolver as questões que lhe afligem.

O evento de lançamento do livro, além de um tributo à história e memória, foi também de reconhecimento à importância das diferenças, especialmente, quando o objetivo genuíno e verdadeiro é a busca do bem comum.

Ontem, confirmando que este parece ser um momento onde esse tipo de pensamento encontra cada vez mais eco, estive no município de Augusto Corrêa e participei da inauguração de um espaço de esporte, lazer e de confraternização. A presença maciça de lideranças do município e da região, dos mais diversos partidos, deve ter surpreendido e incomodado mestres da velha política que, não tendo coragem nem força pra romper com práticas do passado, procuram sem limites corromper o presente com o único objetivo de se reproduzir no futuro.

Fruto de um desejo e esforço coletivo, que teve como origem iniciativa do atual conselheiro e ex-deputado Luiz Cunha, natural da região, o espaço inaugurado reúne inúmeras lições dentre as quais merecem destaque:

a)Sim, ainda é possível fazer muito com pouco, desde que exista cuidado e dedicação na aplicação dos recursos. Por isso, fiz questão de destacar que na construção, mais do que tijolo, cimento, ferro, etc. o que eu via era uma enorme dose de amor na definição e execução dos mínimos detalhes.

b) A parceria, quando realizada entre entes que tem como objetivo comum bons propósitos, é o melhor caminho para transformar sonhos em realidade, e as fotos do espaço e do evento demonstram bem isso.

c) Se as coisas ruins contaminam, as coisas boas contagiam. A presença do vice-governador, senador, mais de 10 prefeitos, Vereadores, deputados, ex-prefeitos e até mesmo tradicionais forças que se opõe no município, prestigiando o evento, demonstra que cresce o número daqueles que colocam princípios e causas sobre outros interesses, dentre os quais o desejo daqueles que ainda acham possível impor a velha e arrogante prática do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

Amigas e amigos,

Ao nosso lado, da Prefeita do município, e principalmente na plateia estavam lideranças e militantes que apesar das diferenças empunhavam uma única bandeira, a do nosso Estado, da nossa gente. É isso. A sociedade é a verdadeira dona e responsável pelas ações de governo, seja ele qual for. A fonte de recursos para qualquer ação governamental é a mesma: o imposto de cada contribuinte, pago com suor e trabalho, de forma anônima e silenciosa. Com o acesso cada vez maior à informação, essa verdade fica cada vez mais clara para a população. E certamente daí deriva o desespero de todos aqueles que se agigantaram manipulando a opinião pública e se apropriando do recurso público. Que Deus nos ilumine para que chegue o dia em que a sigla que nos una não seja a que começa com o “P” de algum partido, mas sim o “P” de Pará, o “P” de povo do Pará.

 

Ver mais