Estados e municípios contemplados com recursos da área da saúde estão sem receber repasses no setor desde a última semana.
É o que descreve reportagem publicada na edição desta terça-feira (16), no jornal Folha de S.Paulo.
Segundo o jornal, “o governo federal deixou de repassar desde a última semana cerca de R$ 3 bilhões que seriam destinados à saúde, como recursos para hospitais e outras ações.
O valor refere-se ao pagamento de serviços efetuados em novembro para as chamadas ações de média e alta complexidade –como cirurgias, transplantes e emergências.”
A Folha informa ainda que, “em geral, o repasse ao Fundo Nacional de Saúde costuma ser realizado até o dia 10 de cada mês. Dali, é distribuído para Estados e municípios, que redirecionam a verba. Até esta segunda-feira (15), no entanto, o valor não havia sido recebido. ”
Titular da Comissão de Seguridade Social e Família, o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG) lamenta a situação: o que se percebe, na ponta, é uma queixa de gestores municipais, de hospitais e de prestadores de serviços que estão sofrendo atrasos nos repasses, comprometendo seriamente os serviços.
Ele completa: “o mais preocupante é que estamos vendo hospitais em que médicos estão deixando de atender por atrasos nos pagamentos. Um efeito cascata de repercussão direta no cidadão, mesmo porque esses serviços estão com os recursos estrangulados. O fim de ano tem mais despesas, como o 13º salário. Se não existe uma continuidade de repasses na área da saúde, criamos um colapso no atendimento.”