Já estão em 65% as obras da construção do Ginásio Poliesportivo de Santarém, projeto que receberá um investimento total de aproximadamente R$ 10 milhões e que promete revolucionar os eventos direcionados ao esporte na região Oeste do Pará. Com um projeto totalmente voltado para o conceito de obra verde, com a redução de até 80% na utilização de madeira, o ginásio será capaz de receber 5.100 pessoas em acontecimentos voltados não só ao esporte, mas também à cultura e lazer.
O novo complexo, construído em 21.500m² de área total e 6.500m² de área construída, no bairro Caranazal, Região Metropolitana de Santarém, terá utilização multiuso. A estrutura contempla áreas como duas amplas bilheterias; recepção; saguão de entrada; setor de apoio ao turista; duas lanchonetes; academia de ginástica e academia exclusiva para atletas; sala de juízes; estacionamento para 500 carros e um palco de 350m² e três metros de altura, que poderá receber grandes shows.
Segundo um dos engenheiros da obra, Bruno Ebrahim, representante da empresa MD Construtora Ltda, executora da obra, além de toda a infraestrutura, o novo ginásio terá salas voltadas ao atendimento de segurança, saúde e projeto de acessibilidade, em conformidade aos critérios preestabelecidos pelo Ministério do Esporte (ME) e Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Santarém (Semjel).
“O projeto contempla setores como o de Defesa Civil, Central de Polícia, Brigada de incêndio, consultório médico e acessibilidade para portadores de necessidades especiais, por meio de rampas e um elevador, que também servirá de suporte para acesso a setores restritos como Tribuna de Ordem e cabine de imprensa, totalmente equipados para receber os torcedores em disputas esportivas e eventos culturais, simultaneamente”, explica.
Há 25 anos o comerciante Joaci Pereira e seus amigos se organizam para jogar basquete, semanalmente, na quadra do Mascotinho, localizada na orla de Santarém. Eles formam o time Basquete Tapajós, que participa de disputas profissionais da modalidade. Para ele, a construção do Ginásio Poliesportivo de Santarém vai demarcar um novo tempo e fomentará a prática esportiva em toda a região Oeste. “A gente treina aqui por não ter uma estrutura mais adequada pra ajudarmos a zelar e a proteger essa estrutura que serve a todos os santarenos. Fico feliz por saber que as obras do ginásio estão a todo vapor, pois ela servirá a todos como incentivo ao esporte. É muito bom saber que a molecada mais nova vai ter um espaço mais apropriado para se divertir e se dedicar à prática esportiva. Essa obra é um presente para Santarém”, observa.
O operário Manoel Rocha, 50 anos, é um dos 60 homens que formam o quadro de trabalhadores na construção do ginásio. Ele já atua há 20 anos na construção civil e se diz orgulhoso por fazer parte de obras como esta, proporcionadas pelo Governo do Pará. “Esse projeto não representa apenas um avanço para nós santarenos, mas para todas as pessoas, como turistas, que um dia poderão visitar o ginásio para assistir a uma partida esportiva ou a um show. Além de tudo, é uma obra que vai gerar emprego pra cidade e, ao mesmo tempo, desenvolver e embelezar o bairro do Caranazal”, declara.
Detalhamento da obra:
Início da obra: maio de 2013.
Previsão de conclusão: agosto de 2014.
Andamento da obra: 65%.
Valor global da obra: R$ 9.729.832,67
Empresa Responsável: MD Construtora Ltda.
Secretaria Responsável: Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Nil Muniz
Secretaria de Estado de Comunicação