PSDB – PA

UIPP Mulher de Santarém já registra mais de 5 mil atendimentos

A delegada Andreza Alves destaca que o atendimento é oferecido a toda a região oeste do Estado
A delegada Andreza Alves destaca que o atendimento é oferecido a toda a região oeste do Estado

Desde sua inauguração, em 8 de março de 2012, a Unidade Integrada Pro Paz Mulher de Santarém (no oeste paraense), onde também funciona a Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), já realizou 5.639 atendimentos, entre abertura de inquéritos e atendimento médico e psicossocial a pessoas com vulnerabilidade. O espaço, que recebeu um aporte financeiro de R$ 365.773,53 do Governo do Pará, é uma das obras de infraestrutura e assistência social que se somou às atividades integradas de combate à criminalidade na região do Baixo Amazonas.

Anterior à implantação da UIPP, em 2011, foram registrados 323 inquéritos sobre crimes voltados à mulher, à criança e ao adolescente. De 2012 até hoje, a Delegacia da Mulher instaurou 1.044 inquéritos, e a Deaca 323, totalizando 1.367 casos denunciados e investigados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup).

Já o Pro Paz Integrado realizou 3.234 atendimentos à mulher e 1.038 à criança e ao adolescente, totalizando 4.272 pronto-atendimentos voltados à prevenção e manutenção da integridade física e psicossocial dessas pessoas.

A coordenadora da UIPP Mulher do Baixo Amazonas, Aliete Pereira, explica como funciona o atendimento na Unidade. “Atendemos principalmente mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica ou sexual. Temos uma equipe multidisciplinar que dá assistência em toda e qualquer situação violenta, desde o primeiro contato na nossa recepção. Após esse momento, a pessoa é encaminhada a uma assistente social, que avalia se o caso deve ou não ser levado à esfera policial. Caso não seja preciso, encaminhamos ao setor de enfermagem ou de psicologia”, esclarece.

Os espaços da UIPP são subdivididos em sala de atendimento do serviço social, psicologia, enfermagem, perícia, mediação de conflitos, departamento de Polícia Civil, brinquedoteca e áreas comuns, como o estacionamento. O espaço atende ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 h.

Incentivo – Segundo a delegada Andreza Alves, titular da Delegacia da Mulher e Deaca de Santarém, o aumento de pessoas atendidas está relacionado às demandas reprimidas de crimes contra vulneráveis e vítimas de violência doméstica. O surgimento de um espaço mais adequado e a realização de campanhas governamentais incentivam as denúncias, que hoje são tratadas de maneira diferenciada.

“O Pro Paz Integrado tem resultado num atendimento fundamental não só para Santarém, mas para toda a região oeste do Estado, pois não atendemos só a Região Metropolitana. Recebemos muitos casos da zona rural. Quando passamos a divulgar a existência da Unidade, atos como violência doméstica e sexual e abandono de incapazes, por exemplo, começaram a aparecer, e agora são apurados mais especificamente por termos este espaço, onde podemos atuar de maneira integrada”, ressalta a delegada Andreza Alves.

Ela frisa ainda o privilégio de atuar numa região tão grande, com um aparato especializado, e que vem mostrando resultados positivos. “É uma satisfação imensa trabalhar num ambiente em que essas pessoas, que vivem um momento muito difícil de suas vidas, se sentem seguras e confiam no nosso trabalho. Não se trata apenas da questão investigativa, mas de acolhimento e humanização no atendimento”, reitera.

Detalhamento da obra:

Início: 1º semestre de 2011.

Previsão de conclusão: 8 de março de 2012.

Andamento da obra: concluída e inaugurada.

Valor global: R$ 365.773,53

Empresa responsável: CONTAP Construtora.

Órgão responsável: Secretaria de Estado Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Órgãos beneficiados: Secretaria de Estado Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Polícia Civil, Polícia Militar e Pro Paz Integrado.

Agência Pará
Nil Muniz
Secretaria de Estado de Comunicação

 

Ver mais