Nesta terça-feira (07), o vice-presidente do Senado Federal, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista com uma placa/comenda por sua atuação em prol dos idosos com estenose aórtica (doença que obstrui válvulas do coração e acomete principalmente os mais velhos).
Atualmente, o Brasil tem mais de 20 milhões de idosos, sendo mais de cinco milhões com idade superior a 75 anos. Cerca de 30% dos idosos morrem de doenças cardiovasculares, sendo importante discutir esse cenário que impacta no sistema de saúde do país.
Na oportunidade, Cássio disse: “Todos envelheceremos. A única chance de isso não acontecer é morrer jovem. Com o avanço da medicina, a expectativa de vida se alonga e é fundamental que políticas públicas sejam implementadas a fim de garantir vida digna aos idosos, que sofrem problemas naturais do envelhecimento”.
O senador também lembrou que, deputado constituinte, com apenas 23 anos de idade, foi o responsável por implementar o passe livre para idosos: “Orgulho-me de ter colaborado para um direito fundamental básico: o direito de ir e vir”.
Durante o evento, que ocorreu no Interlegis do Senado Federal, foram discutidos, também, novos modelos de remuneração para procedimentos de alta complexidade cardiovascular, de forma a que o risco seja compartilhado entre a indústria, prestadores e operadoras de planos de saúde. Novas modalidades de remuneração visam tornar mais previsíveis os custos dessas novas terapias.
“Esse fórum pretende discutir a temática e propor alternativas para os gestores de saúde e parlamentares que tem se empenhado em propostas legislativas em prol dos idosos brasileiros”, explicou o Dr. Marcelo Queiroga, cardiologista intervencionista e coordenador do evento.
O evento foi uma promoção conjunta da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista (SBCI) com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), e contou com o apoio da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e do Instituto Lado a Lado pela Vida.
Cássio encerrou sua participação assumindo, de público, o compromisso do mandato de senador e de vice-presidente à causa, disponibilizando as portas do gabinete e da equipe que o assessora.
Assessoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)