O senador Cícero Lucena (PSDB) afirmou, durante discurso em plenário nesta quinta-feira (28), que o governo federal prefere fazer propagandas a matar a sede do povo nordestino, que sofre com a estiagem.
Ele cobrou agilidade na conclusão da transposição das águas do rio São Francisco. “Estudos recentes mostram a probabilidade de termos chuvas abaixo da média que vem ocorrendo nos últimos anos na Paraíba”, destacou.
Cícero Lucena disse que tem alertado sobre o problema. “O governo não pode esperar acontecer a desgraça para começar a anunciar propagandas de que está resolvendo a situação, enquanto o povo está morrendo de sede”.
Ele mencionou a audiência pública realizada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), na última quarta-feira (27), para discutir a gestão do Açude Epitácio Pessoa, que contou também com a presença do senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
“Solicitamos a Agência Nacional de Águas (ANA) que estabeleça uma proposta com a condição de abastecer, por exemplo, a cidade de Campina Grande (PB). Será que o governo está pensando em abastecer com carros-pipa? E as estradas vão suportar tantos carros-pipa? Onde vamos buscar essa água?”, questionou.
Segundo Cícero Lucena, 29 açudes tem menos de 20% da sua capacidade na Paraíba, e 28 menos de 5%. “Todos nós sabemos que em um açude com 5% a água já não serve para o consumo humano. Essa é a realidade que estamos vivendo na Paraíba. Será que o governo federal vai esperar agravar a situação para adotar medidas, ter ações e planejamento?”.
O parlamentar destacou: “Precisamos de ações concretas, e não deixar tudo para os prefeitos, que já estão sacrificados. O governo deve cumprir o seu papel”.