Filie-se
PSDB – PB
PSDB – PB

Criado por Romero, Probem já colocou mais de 600 estudantes nas faculdades privadas a custo zero

26 de setembro de 2016
Email Share

romero jpbCriado em agosto de 2015  pelo prefeito Romero Rodrigues (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Por Amor a Campina”, para facilitar o acesso à universidade dos alunos oriundos da escola pública de Campina Grande, o Programa Municipal de Bolsa de Estudos (Probem),  já é um dos sucessos da atual administração.

Trata-se de um programa que concede bolsas de estudo para alunos que concluíram o Ensino Médio em Campina Grande, em escola pública ou particular com bolsa integral, e que residam no município há pelo menos um ano.

Iniciado em parceria com a UniFacisa, o Probém hoje está em quatro universidades, como a Mauricio de Nassau, Cesrei e Unesce, beneficiando cerca de 600 estudantes, um contingente do porte de uma universidade isolada.

Todo o inicio de semestre os estabelecimentos de ensino procedem a uma rigorosa seleção, tomando por base os critérios estabelecidos pelo programa. As bolsas representam uma das contrapartidas oferecidas pela Faculdade em função da isenção fiscal garantida pelo município.

Entre os critérios exigidos, consta que o pretendente so pode se inscrever no processo seletivo se tiver realizado o Enem a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos, sem zerar a prova de Português.

O aluno não pode ainda ser bolsista do PROUNI (Municipal, estadual ou federal), do Fiés e não ter matricula trancada em outro curso da Faculdade, e não ser portador diploma de curso superior.

A Bolsa de Estudo do Probem é vedada também a quem tem renda superior a três salário mínimos e o candidato deve residir em Campina Grande, no mínimo, há 12 meses, além de ter estudado em escola pública no município ou bolsista integral em escola particular em Campina Grande.

Somente a  Unifacisa, pioneira  na parceria com a Prefeitura,  terá neste segundo semestre deste ano 211 bolsistas vinculados ao Programa. A Faculdade que já mantém matriculados pelo Probem 134 alunos.

Vale ressaltar que o Probem não é financiamento, ou seja, os contemplados não precisarão pagar ao Governo Municipal ao final do curso.

 

Veja os depoimentos de alguns alunos beneficiados:

Marcelo Santos Brito, 21 anos, 3º período – Sistemas de Informação :

“Pra mim ter conseguido essa vaga representou um momento de conquista. Estudar aqui é um sonho, estrutura, corpo docente, a qualidade no ensino. Enquanto beneficiado por esse programa eu só tenho a agradecer. Com certeza mudou minha vida, eu sempre tive interesse em fazer esse curso e o Probem me permitiu isso, sem dúvidas ampliou meus conhecimentos e minha visão de mundo”.

Raíssa Gonçalves Macedo, 19 anos, 3º período – Nutrição:

 

“Estudar aqui era algo muito distante da minha realidade, eu não imaginava estudar aqui um dia e devo isso ao Probem, que não beneficiou apenas a mim, mas sim a vários alunos de vários cursos e é muito bom saber que a faculdade se preocupa com essa visão social. Estou realizada por me formar numa instituição de qualidade”.

José Ruan Guimarães Souza, 17 anos, 1º período – Direito:

“O Probem abriu novas portas para mim, eu pude ingressar na faculdade que era um objetivo que eu tinha há muito tempo, no curso que eu queria. Realmente valeu a pena me inscrever e participar da seleção, porque eu vi a grade curricular, analisei a estrutura e tinha isso como um sonho, mas consegui conquistar e vamos pra frente”.

Compartilhe!

Ad