Filie-se
PSDB – PB
PSDB – PB

Deputados manifestam preocupação com desempenho econômico do Brasil

13 de dezembro de 2013
Email Share

A afirmação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que a economia caminha com “duas pernas mancas” não é verdadeira. Essa é a avaliação do deputado federal Valdivino de Oliveira (PSDB-GO). Para o tucano, a economia anda de muletas. Prova disso são as estatísticas desta semana: a retração de 0,5% do PIB nacional no terceiro trimestre deixou o Brasil com o pior desempenho entre os países que compõem o G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo. Os dados foram anunciados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Eu diria que a economia brasileira caminha com duas muletas porque nós estamos sem pernas. A grande sustentação da economia é o investimento e o Brasil não está fazendo os investimentos necessários, seja porque o empresariado não tem confiança na estabilidade da economia ou porque nós temos uma deterioração muito grande da política fiscal”, apontou.

O Brasil continua entre os países de pior desempenho no continente, com expansão projetada de 2,4% em 2013 e 2,6% em 2014.

De acordo com Valdivino, o governo não reconhece que a política econômica é equivocada. “A cada período nós estamos apresentando resultados piores. O PIB brasileiro é baixo, um dos menores entre os 20 maiores países do mundo”, ressaltou. “A política fiscal é ruim, a política monetária não tem sido eficiente e a política cambial é desastrosa porque ela desindustrializa o país. Enquanto não tivermos políticas mais confiáveis a economia não vai se estabilizar”, completou.

Para o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG), há o risco de recessão. Conforme apontou, a anunciada reversão da tendência de queda no crescimento não se confirmou. “O Brasil, mais uma vez, foi o país em desenvolvimento que menos cresceu; aliás, foi o único que não cresceu; ou melhor ainda, foi o único que caiu. A verdade é que não estamos encontrando a saída para a retomada do crescimento”, declarou.

Diante do cenário preocupante, o parlamentar afirmou que a sociedade precisa ficar atenta às manobras fiscais do governo federal. “No fechamento das contas anuais, a sociedade brasileira precisa estar atenta para não permitir mais uma vez o absurdo da contabilidade criativa do PT, invenção desse partido que é nefasta para o país”, enfatizou.

O deputado federal Vaz de Lima (PSDB-SP) afirma que a “lanterninha” do Brasil é uma “tragédia anunciada”. “É um dado que nos causa muita insatisfação, mas de maneira nenhuma pode ser considerado surpreendente. Os erros que o governo federal comete se sucedem a cada dia. E a gestão Dilma não modifica suas políticas, apesar de todos os alertas que nós, da oposição, damos”, ressaltou.

O tucano considera que o que mais contribui para o mau momento da economia nacional é o baixo investimento em infraestrutura. “Nada contribui mais para a geração de riqueza e emprego do que a infraestrutura. Mas o governo federal parece não perceber a importância disso”, apontou.

O deputado destacou ainda que falhas do Executivo federal ligadas à questão econômica, o inchaço da máquina pública, os equívocos para as políticas cambial e de juros e a tentativa de contenção da inflação por meio da restrição de preços, como o que ocorre com os combustíveis, são decisivas para esse cenário.

 

Do Portal do PSDB na Câmara

Compartilhe!

Ad