Paraíba – O prefeito de Cacimba de Dentro, Edmilson Gomes (PSDB), disse que a ideia de trazer médicos cubanos para o Brasil é mais uma medida paliativa do governo federal.
Segundo ele, o fato de os profissionais cubanos receberem apenas uma porcentagem reduzida do que é pago a um médico brasileiro, já que o restante será destinado ao governo cubano, mostra que os estrangeiros estão sendo usados.
“Isso prova que os médicos cubanos são objetos de um sistema, e estão sendo usados pelo governo federal. É uma medida tapa-buraco”, afirmou Edmilson Gomes.
Ele defende a revalidação do diploma desses profissionais. “Não adianta trazer médicos sem o Revalida. O PT quer fazer tudo as pressas, porque sabe que no próximo ano tem as eleições. Eles tiveram 20 anos para resolver os problemas na saúde, e não fizeram nada”.
Edmilson disse que o município de Cacimba de Dentro vai receber dois médicos cubanos. “É uma responsabilidade muito grande para um prefeito deixar a população ser atendida por eles. É algo que não vou aceitar”.
O prefeito destacou: “Não sei como será a comunicação desses profissionais com os pacientes. O governo federal precisa repensar a estratégia”. Ele defende o aumento do número de vagas em cursos de Medicina e a aprovação pelo Congresso Nacional de projetos para melhoria da saúde.
Edmilson também comentou sobre a onda de manifestações pelo Brasil. “É notório que a população está insatisfeita com o governo. Os protestos eram contra a presidente Dilma Rousseff”.