A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º) para cobrar ações de vistorias nos veículos do transporte público coletivo intermunicipal por parte do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER-PB).
O pronunciamento da parlamentar, como ela mesma afirmou, se imbuiu de pertinência devido a um acidente ocorrido com um ônibus, por volta das 5h do último sábado (28), próximo à região das Três Lagoas, em João Pessoa. De acordo com a vereadora, além de duas pessoas mortas, outras 39 ficaram feridas. Segundo as informações prestadas no local, o motorista do ônibus perdeu o controle, bateu no poste e capotou na BR-230, quando seguia no sentido Santa Rita-João Pessoa. Havia cerca de 50 passageiros no veículo, uma das vítimas que morreu no local estava grávida.
“Estou para cobrar o laudo da última vistoria técnica realizada no ônibus deste acidente. É preciso que o DER realize esse protocolo de manutenção dos veículos que fazem o transporte intermunicipal para evitar acidentes como esse, que tirou a vida de uma mãe e de seu filhinho, que nem chegou a nascer. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) realiza vistoria anual dos veículos que trafegam nas rodovias, discriminando com qualificação técnica especializada. O nosso Governo precisa fazer isso”, falou a vereadora.
Eliza Virgínia ainda falou que é grave a situação em que se encontra o setor de transporte intermunicipal e pediu a regularização de linhas que existem, mesmo sem estarem oficialmente instituídas, além de oficializar as linhas usadas sem autorização.
Em seu aparte, Fernando Milanez (PMDB) falou que o acidente foi uma tragédia anunciada. “O Governo do Estado não cuida disso. Não há a menor segurança nesses transportes”, afirmou.
Da assessoria da Câmara Municipal