Filie-se
PSDB – PB
PSDB – PB

Eliza defende implantação de energia solar no município

10 de outubro de 2013
Email Share

Eliza VirginiaA vereadora Eliza Virgínia (PSDB), em seu pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (9) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), pediu apoio do poder público para a implantação de um sistema que produza energia a partir dos raios solares, a chamada energia solar, como geração alternativa de energia no município.

Para a parlamentar, é preciso ter incentivos para o uso da energia solar no Brasil, já que estamos numa situação favorável para a produção da energia alternativa por meio do sol. “Hoje, venho falar sobre um tema muito interessante, que é a possibilidade de incentivar o uso da energia solar. Existem muitas causas que justificam a expansão dessa energia no Brasil: clima quente e grande incidência de sol todo o ano”, justificou.

Segundo a vereadora, essa é uma fonte viável devido ao clima propício também da cidade de João Pessoa, além de ser uma alternativa renovável e inesgotável de energia, que vai possibilitar a preservação do meio ambiente em detrimento das outras fontes, como a hidrelétrica e termoelétrica.

A vereadora propôs ainda uma reunião na Comissão de Meio Ambiente da Casa Napoleão Laureano, com empresários do setor energético e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para discutir os desdobramentos da implantação de energia solar no município.

A parlamentar ainda adiantou a elaboração de um projeto para ser discutido na Comissão. “A previsão é de que, em 2015, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) comece a usar energia solar nas casas do município, em residências integradas da política de habitação da Capital, bem como nos prédios da prefeitura”, declarou.

Eliza ressaltou que, apesar de ser uma tecnologia cara, ela pode dar retornos, inclusive financeiros, tanto para a gestão administrativa como para o consumidor. “Temos sol, o problema é o investimento inicial, mas com parcerias é possível recuperar esse investimento, e o lucro conseguido vai favorecer a prefeitura e o consumidor”, enfatizou.

“Energia solar é algo inesgotável. Vamos utilizá-la e economizar para termos a consciência limpa de que estamos contribuindo para uma João Pessoa melhor e um mundo melhor”, disse a parlamentar.

Da assessoria da Câmara Municipal de João Pessoa

Compartilhe!

Ad