Sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campina Grande vão receber R$ 700 mil em emendas parlamentares para compra de equipamentos. Os valores já foram liberados pelo Governo Federal e correspondem a emendas apresentadas pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), junto ao Orçamento de 2016. Cada UBS pode ter até três equipes, cada equipe presta assistência a 4.000 pessoas.
Com os recursos, a Prefeitura Municipal de Campina Grande vai poder comprar cerca de 200 itens, entre móveis, equipamentos e veículos, que serão usados para equipar as Unidades de Saúde da Família. Entre os itens estão aparelho de raio-x, oxímetro, aparelhos odontológicos, autoclave horizontal de solo e automóvel.
“Investir em Saúde Básica é atender as necessidades primárias da população, mas também é agir de forma preventiva, evitando que as pessoas adoeçam e ainda que alguns males evoluam para complicações mais graves. Por isso, direcionamos recursos de nossas emendas para essa finalidade”, explicou.
O prefeito Romero Rodrigues, reeleito em outubro deste ano, comemorou a liberação dos recursos liberados para a Prefeitura de Campina Grande. Para ele, a verba chega em boa hora, já que a rede básica de Saúde é uma das prioridades da próxima gestão. Ele justifica que, após os pesados investimentos neste primeiro mandato em estruturas municipalizadas como os Hospitais Pedro I, Dr. Edgley e a AACD, nada mais natural que o olhar prioritário no setor no novo governo seja o atendimento nas unidades básicas na cidade.