
User comments
Nos últimos anos Campina Grande tem conseguido recuperar antigos programas esportivos e foi beneficiada com a expansão no número de áreas de lazer. Ainda nos primeiros meses de 2013 o Parque da Criança, uma das principais e mais conhecidas áreas de lazer da cidade, recebeu uma completa revitalização na sua pista de corrida e caminhada. Também foram construídas ou passaram por melhorias e reformas praças esportivas, localizadas em diferentes bairros da cidade, e espaços esportivos como o ginásio Evonilson Menezes, situado no bairro da Liberdade.
Com relação a construção e recuperação de praças da cidade, os investimentos começaram ainda no início da atual gestão. Além de áreas de lazer e entretenimento houve uma determinação para que as praças fossem equipadas com academias populares. Este esforço, do governo municipal, tem como meta proporcionar à população áreas para atividades de lazer, prática de esportes e a integração social, beneficiando pessoas de todas as faixas etárias e segmentos sociais.
Paralelo a esse trabalho, a Prefeitura Municipal investe ainda na iluminação e arborização dessas áreas. A próxima praça a ser entregue aos campinenses está localizada no loteamento Portal Sudoeste, bairro projetado da cidade, e levará o nome Jornalista José Erialdo Pereira de Souza, em homenagem ao ex-editor geral das TVs Cabo Branco e Paraíba, afiliadas da Rede Globo no estado. Erialdo Pereira, que faleceu em 22 de julho deste ano, aos 67 anos de idade, foi vítima de uma parada cardíaca.
Retomada de programas – Programas de saúde como o Mexe Campina, que foi interrompido por gestões passadas, foi relançado na atual gestão e, atualmente, possui mais de 40 mil pessoas cadastradas em seus diversos polos. Parte dessas ações tem sido coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), que desde os primeiros dias da atual gestão vem se empenhando para ampliar as opções de esporte e lazer em benefício à população da cidade.
Para se ter uma ideia, o calendário esportivo de cidade atualmente é composto por doze corridas de rua, doze trilhas ecológicas e mais doze Caminhadas da Lua, realizadas em noites de lua cheia. As Escolinhas de Futebol existentes na cidade também passaram a receber incentivos da Prefeitura Municipal, por intermédio da Sejel, com a distribuição de material esportivo e a garantia de remuneração para seus técnicos.
Outras realizações, a exemplo do Karatê da Vila Plínio Lemos, Ciclofaixa do Açude Velho, Copa de Pelada Taça TV Itararé e a existência de 30 academias da saúde (instaladas nas praças construídas e reformadas pela atual gestão), incentivaram a população esportiva de Campina Grande e também conquistaram a adesão de novos participantes.
Parque da Liberdade – Além dos programas esportivos, outra importante obra que impactou o segmento de lazer da cidade foi o Parque da Liberdade. A atual gestão conseguiu transformar, em realidade, um antigo desejo dos moradores da zona sul da cidade. O equipamento, que representa um investimento da ordem de R$ 6,7 milhões, está sendo construído no bairro da Liberdade, em uma área de 45 mil m², onde antes funcionava o Hospital Psiquiátrico João Ribeiro. O local foi adquirido com recursos próprios pela Prefeitura de Campina Grande.
Além dos moradores do próprio bairro, o Parque da Liberdade beneficiou também os moradores do Jardim Paulistano, Jardim Quarenta, Rosa Cruz, Santa Rosa, Centenário e adjacências. Inaugurado parcialmente, o Parque da Liberdade funciona das 5h às 7h e das 17 às 19h e recebe uma média diária de duas mil pessoas.
No parque, transformado na mais nova opção de lazer dos moradores da zona sul de Campina Grande, a comunidade tem acesso a mais um polo do programa “Mexe Campina”. O local dispõe ainda de uma pista de corrida, caminhada e de ciclismo, além de uma academia popular e playground para as crianças.