“O governo do Estado está brincando com a vida das pessoas”, declarou nesta quinta-feira (30) o presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, ao referir-se à falta de medicamentos no Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), órgão da Secretaria de Saúde do Estado responsável pela entrega de medicamentos a portadores de doenças graves que necessitam de remédios contínuos.
De acordo com o tucano diariamente cresce o número de pessoas prejudicadas e que denunciam a falta de medicamentos, como a insulina, por exemplo, que é vital para quem é diabético. “Muitas pessoas estão sem receber os medicamentos há dois meses. Isso é um absurdo! O governo precisa tomar uma providência urgente sob pena de termos pessoas morrendo por falta de uma medicação que o Estado tem a obrigação de disponibilizar”, afirmou Ruy.
Alguns medicamentos são de alto custo e os pacientes e familiares não têm condições de comprar. Sem os remédios as doenças se agravam e os pacientes podem morrer por falta de tratamento adequado. Outros, não são tão caros, a exemplo da insulina, mas a quantidade necessária é grande e as pessoas mais humildes não podem comprar. “Pacientes e familiares de diabéticos participam de um grupo de WhtasApp onde fazem relatos desesperados com a falta da insulina há mais de dois meses. Seria bom que o secretário de saúde ouvisse o drama dessas pessoas e tratasse o assunto com um mínimo de sensibilidade”, finalizou.