Brasília – Após tanto ter criticado as privatizações ocorridas durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso, o governo federal pretende ampliar o programa de concessões de aeroportos à iniciativa privada para além de Guarulhos, Viracopos (SP), Brasília (DF), Galeão (RJ) e Confins (MG).
Segundo reportagem desta quarta-feira (14) do jornal O Estado de S. Paulo, o objetivo é tornar a Infraero, estatal vinculada à Secretaria de Aviação Civil, responsável apenas por aeroportos de pequeno e médio porte.
Ainda de acordo com a publicação, o governo aposta boa parte de suas fichas no sucesso dos leilões, já que o dinheiro das outorgas poderia complementar a meta fiscal do governo.
Para o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o governo petista adota com bastante atraso uma medida necessária para a modernização do sistema aeroviário brasileiro. “Finalmente estão fazendo o que já deveria ter sido feito. Esses aeroportos já deveriam ter sido privatizados há tempos, para que o governo não deixasse o país chegar ao caos que vivemos no setor desde o apagão aéreo de 2006”, acrescenta.
Cyro Miranda afirma que o governo ainda resiste em admitir a eficácia da privatização, política execrada na cartilha petista. “O governo do PT resistiu a um projeto de FHC que foi bom para a população e, para não dizer que estava copiando, foi deixando o tempo passar. O que eles não entendem é que quase tudo que é bom já foi feito em algum momento. Não há demérito em copiar iniciativas, desde que sejam benéficas para o país”, afirma.
Infraero – O senador diz ainda que a decisão de transferir o comando dos grandes aeroportos das mãos da Infraero não podia ser mais acertada. “A Infraero deveria ser extinta, por conta da sua extrema ineficiência. Nem responsável por pequenos e médios aeroportos ela deveria ser. Uma instituição com o dinheiro que tem tomada pela incapacidade de gerir todo esse patrimônio não deve ser um peso morto na máquina pública”, conclui.
Do PSDB Nacional