As comunidades rurais, na área do distrito de São José da Mata, estão sendo beneficiadas com a recuperação e completa limpeza do açude da Serra de Joaquim Vieira. A iniciativa é da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Agricultura. Os serviços deverão ser concluídos em quinze dias. Na manhã desta quarta-feira, 16, na companhia do secretário de Agricultura, Fábio Medeiros, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) vistoriou os serviços e garantiu ampliar, ainda mais, os investimentos para a zona rural do município.
De acordo com o secretário Fábio Medeiros, o açude não passava por uma limpeza há 25 anos, embora seja o principal reservatório daquela área. A sua água é utilizada para atender várias finalidades, como o abastecimento animal, além do atendimento a algumas necessidades dos moradores da região, como nas pequenas irrigações, limpeza residencial e no banho.
Nos serviços são usadas duas caçambas, uma retroescavadeira e uma carregadeira (pá mecânica). Fábio Medeiros garantiu que, quando o açude voltar a ter a sua capacidade total, estimada em cem mil metros cúbicos de água, o uso da água será destinado a outras atividades, a exemplo da piscicultura, contribuindo para economia da comunidade.
“Com o passar do tempo o açude sofreu assoreamento, diminuindo, paulatinamente, a sua capacidade ao longo de mais duas décadas. O açude perdeu quase 40% da sua capacidade total. Porém, esta realidade vai mudar a partir de agora, possibilitando, sobretudo, o incremento de atividades econômicas, pois, infelizmente, a água não é destinada ao consumo humano”, esclareceu.
Quanto aos serviços de desassoreamento, o secretário de Agricultura garantiu que do local serão retiradas mais de seis mil toneladas de terra. Todo este esforço vai beneficiar 2.500 pessoas que residem em comunidades como Capim Grande, parte do assentamento Antônio Eufrosino, Gaspar, Serrotão, Sítio Cajazeiras, Félix Amaro e Castelo.
Romero Rodrigues destacou que a sua gestão municipal tem procurado destinar o máximo de investimentos para a zona rural, atendendo as comunidades com ações nas estradas, áreas da saúde, educação e diversas obras de infraestrutura. “Quanto as nossas reservas de água, estamos estimulando o uso racional e de armazenamento, além de tomar providências para aumentar a reserva hídrica do município. A nova ação, agora em São José da Mata, é mais uma etapa deste esforço administrativo em prol dos que moram na zona rural”, afirmou.
Romero Rodrigues anunciou que, a partir de agora, semanalmente, na companhia do secretário Fábio Medeiros, estará visitando uma comunidade rural. O objetivo é acompanhar as ações desenvolvidas em localidades como Galante, Catolé de Boa Vista e várias outras. “Vamos intensificar o trabalho de recuperação de poços, construção de açudes, distribuição de sementes, corte de terra, compra de equipamentos, inseminação artificial e tudo o que for possível para favorecer o homem do campo”, garantiu.
SATISFAÇÃO – O prefeito e a sua equipe foram recebidos por agricultores da região. Eles demonstraram satisfação com os serviços. Segundo Geraldo Avelino, em época de seca, o gado sofre com a falta d’água, mas com a recuperação do açude da Serra de Joaquim Vieira esta dificuldade, que afeta os pequenos produtores, será superada.
A mesma opinião é compartilhada por Severino Estevão de Araújo, ressaltando a necessidade de recursos hídricos para o plantio, especialmente de culturas como a fava e feijão. Quem também revelou estar satisfeita com a ação é a senhora Júlia Guilhermina da Conceição, de 87 anos. “Moro aqui há 60 anos e fico feliz com o zelo do atual governo municipal com a comunidade”, revelou.
A esperança de todos é aumentada, considerando que, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, caso se verifique uma estiagem prolongada, o açude da Serra de Joaquim Vieira poderá atender àquela comunidade durante um período estimado de três anos.