Economia será a palavra-chave da prefeitura de Campina Grande no ano de 2014. Foi o que garantiu na manhã desta sexta-feira, 03, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) durante reunião com o secretariado, no Palácio do Bispo. Ele esteve acompanhado do vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB).
Segundo Romero, o balanço administrativo de 2013 foi extremamente positivo, mas é preciso muita cautela quanto à possibilidade de queda de receitas municipais. Além de medidas de contenção de despesas, o prefeito também anunciou o calendário de pagamento dos servidores municipais e garantiu a realização de novos concursos públicos.
De acordo com ele, a recomendação repassada aos secretários foi de que seja feita de imediato a redução de 20% da folha de prestadores de serviços, além de outras medidas, como o corte de despesas com diárias, combustíveis, compras em geral e horas extras. Apesar dos cortes, a ordem do prefeito é que os serviços públicos permaneçam com o mesmo nível de qualidade.
“A economia será a ordem inicial neste ano de 2014, pois é preciso precaução, afinal ninguém sabe como será o comportamento das receitas municipais. A medida também é fundamental porque haverá a elevação mensal, estimada em quase R$ 800 mil por mês, em contrapartidas da administração para com a execução de muitas obras e novos investimentos na cidade”, afirmou.
Ainda segundo ele, não há data precisa para acontecer uma reforma administrativa em Campina Grande. Foi anunciada, porém, que a primeira mudança acontece no Procon, pois o atual coordenador, Floriano Brito Júnior, deixará o cargo para concluir um doutorado na Argentina, ficando em seu lugar o procurador adjunto Paulo Porto de Carvalho Júnior. “Esta é a primeira alteração, mas tudo se dará de forma gradativa”, disse.
O calendário de pagamento dos servidores seguirá o seguinte cronograma: 29 de janeiro; 28 de fevereiro; 28 de março; 29 de abril; 29 de maio; 27 de junho; 29 de julho; 29 de agosto; 30 de setembro; 29 de outubro; 28 de novembro e 26 de dezembro. O décimo terceiro salário será pago no dia 10 de dezembro.
Na ocasião, o prefeito assinou o projeto de lei que garante a atualização salarial de servidores municipais que ganham um salário mínimo mensal, beneficiando cerca de 60% dos servidores da PMCG. “Assinamos e vamos encaminhar de imediato à apreciação da Câmara Municipal o projeto de atualização salarial tendo como referência o salário mínimo nacional. A meta é unificar o salário pago pela PMCG com o mínimo nacional. Já para quem ganha acima do mínimo, o reajuste acontecerá quando da data-base da categoria, em maio”, explicou.