O vereador Bruno Cunha Lima (PSDB) apresentou projeto de lei que obriga a instalação de câmeras de monitoramento na parte dianteira de ônibus coletivos de empresas concessionárias de serviços de transporte público em Campina Grande.
“A medida vai funcionar como um instrumento de freio psicológico para comportamentos antiprofissionais esboçados por alguns motoristas, como ignorar a solicitação de parada por parte de estudantes e idosos, desenvolver velocidades incompatíveis com o perímetro urbano, condutas infringentes no trânsito e tantas outras ocorrências comuns no dia-a-dia da cidade”, justificou o autor.
Segundo o parlamentar, o registro do itinerário diário, captado por câmera de alta resolução, é um recurso indispensável como prova pericial, por expor a verdade das imagens, assegurando o direito do cidadão.
Para José Antonio, 64 anos, usuário do transporte coletivo na cidade, a instalação de câmeras vai corrigir o que classifica como principal transtorno: o desrespeito ao idoso. “O motorista quando vê que não tem mais ninguém além de um idoso, passa em alta velocidade, como se não tivesse um cidadão pedindo parada”, afirtmou