O presidente do PSDB na Paraíba, deputado federal Ruy Carneiro, comemorou a aprovação da PEC nº 349/01, do voto aberto, em segundo turno, na Câmara dos Deputados.
A proposta, que acaba com o sigilo de todas as votações no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas e câmaras de vereadores, segue para apreciação no Senado.
“Estou pessoalmente muito feliz com o resultado. Essa sempre foi uma luta minha. Não canso de repetir: lutei pelo fim do voto secreto na Assembleia Legislativa quando era deputado estadual na Paraíba, e desde que assumi como deputado federal, luto para que a mesma medida seja tomada no Congresso”, disse Ruy Carneiro.
Segundo ele, o voto aberto trará mais transparência para o Brasil. “Também sou cidadão e desejo um Brasil mais transparente. O povo é quem elege, portanto tem direito de saber. Estamos, agora, na torcida para que a PEC seja aprovada no Senado. Sem dúvida, este já é um momento histórico em nosso país”, afirmou.
De acordo com o deputado, a PEC tramitava na Câmara desde 2001, e havia sido aprovada em primeiro turno em 2006.