O presidente estadual do PSDB da Paraíba, deputado federal Ruy Carneiro, lamentou a decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – 6 votos a 5 – que decidiu na tarde desta quarta-feira (18), que 12 dos 25 condenados pelo mensalão terão direito a reavaliação de algumas de suas penas.
O parlamentar disse que respeita a decisão do STF, mas discorda da iniciativa de rever a pena de nomes da alta cúpula do PT como o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP).
“Infelizmente venceu a impunidade. Respeito a decisão dos seis ministros do STF, mas julgo lamentável essa iniciativa de rever a pena dos condenados. A sociedade brasileira, que tanto cobra o fim da impunidade, assistiu hoje mais um capítulo dessa novela jurídica chamada mensalão que se arrasta há anos”, afirmou Ruy.
A votação sobre a aceitação dos novos recursos foi polêmica, como o placar apertado indica. Nas últimas sessões, os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello fizeram discursos inflamados no qual apontaram que o STF estava “a um passo” de perder a credibilidade ganha com as duras condenações de autoridades e empresários durante o julgamento no ano passado, cessando um ciclo de impunidade.
Da assessoria do deputado