Filie-se
PSDB – PB
PSDB – PB

Vereadora pede mais investimentos em Educação e Segurança

7 de novembro de 2013
Email Share

eliza 06_11_13A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) repercutiu as estatísticas do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e pediu mais investimentos em educação e segurança, durante seu pronunciamento na sessão ordinária da última quarta-feira (6), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O documento aponta a Paraíba com a segunda maior taxa de internos em unidades de reeducação no Nordeste.

“O índice de adolescentes detentos na Paraíba cresceu 37,74% entre 2010 e 2011. Nós percebemos nos jornais diversas manchetes que nos falam da violência envolvendo crianças e adolescentes. É uma série de notícias que nos mostram que estamos errando em algo”, comentou Eliza Virgínia. A vereadora indagou sobre a forma com que se está passando a educação aos jovens da Paraíba e disse que deveria haver mais investimentos na educação em tempo integral.

“Será que programas como o Pronatec estão funcionando? Será que o ensino médio não poderia ser em tempo integral e as ações complementares não se restringirem apenas àquelas oficinas do Mais Educação? Acho que elas devem existir sim, mas, sobretudo, deveria haver a capacitação profissional numa escola em tempo integral, com estrutura, comida, banheiros adequados e espaços para que o aluno permaneça nesses centros de ensino. Que essas escolas tenham programações úteis e necessárias para que possam atrair esses jovens”, sugeriu.

De acordo com Eliza Virgínia, os jovens não têm acesso à educação e ao trabalho como deveriam e têm o convite ao tráfico constantemente no cotidiano. “Acredito que seja possível, sim, baixar os índices de violência e melhorar a qualidade da educação. Só faremos isso com políticas públicas direcionadas e a valorização da família”, comentou.

Parlamentar cita violência nos bairros do Cristo Redentor e do Rangel

Eliza Virgínia explicou ainda que esteve em reunião com Ongs de João Pessoa para tratar da questão da segurança nos bairros do Cristo Redentor e do Rangel. “A gente discutia o aumento da violência nesses bairros. Uma das coisas apontadas foi o seguinte: ocorrem ocupações desordenadas, a Rua da Mata, no Rangel, por exemplo, tem 3 Km de extensão. Acontecem problemas lá em que a polícia chega às ocorrências e as pessoas envolvidas entram na mata. Não há contingente policial para coibir o tráfico de drogas desse jeito”, opinou a vereadora.

A parlamentar ainda atentou para outras questões da Capital, que, segundo ela, também geram violência perante os jovens. Eliza Virgínia citou o projeto “Sabadinho Bom”, na Praça Rio Branco, no Centro da Capital, aos sábados, e criticou os espaços que vendem bebida alcoólica para menores de idade. A vereadora ainda salientou que, em muitos desses estabelecimentos, os comerciantes reclamam do acúmulo de sujeira nas calçadas, que também servem de banheiros públicos, além do índice de violência que tem aumentado nos horários em que são realizados festejos desse tipo na cidade. Ela também destacou o uso de ciclomotores de baixa cilindrada por jovens e pediu que houvesse mais fiscalizações para coibir essa prática.

Da assessoria da Câmara Municipal de João Pessoa

Compartilhe!

Ad