João Pessoa poderá ter coleta de lixo específica para equipamentos eletrônicos. É o que sugere o Projeto de Lei de autoria da vereadora Eliza Virgínia (PSDB), aprovado no primeiro semestre dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
Segundo a vereadora, a intenção é que todas as repartições públicas do município sejam obrigadas a ter recipientes apropriados para a coleta de lixo eletrônico de pequeno porte, como celular, baterias, controle remoto, pilhas.
O recolhimento em domicílio será realizado de maneira periódica, com veículos apropriados para a coleta de lixo eletrônico de grande porte, como máquinas de lavar, impressoras, computadores, televisores.
O projeto também prevê a veiculação de campanhas educativas nos diversos meios de comunicação para informar sobre a Lei e conscientizar as pessoas a respeito da importância da coleta desse tipo de lixo separado do lixo convencional.
“Faltam informações e conscientização do público para saber que esse material contém substâncias perigosas, que podem causar sérios impactos ao meio ambiente, sobretudo à nossa saúde. Mesmo assim, é muito difícil realizar o descarte correto desses materiais”, afirmou a vereadora.
Lixo eletrônico ou tecnológico pode ser considerado tudo o que é proveniente de equipamentos eletroeletrônicos. Esses materiais contêm substâncias tóxicas como chumbo, cádmio e mercúrio.
Da assessoria da Câmara Municipal.