Vereadores paraibanos criticam a falta de ações do governo federal no Nordeste. Para Wilson Furtado (PSDB), vereador de Bonito de Santa Fé, é lamentável que os nordestinos sofram com a seca, enquanto o governo federal se preocupa com a conclusão de estádios da Copa.
“O Nordeste brasileiro recebe migalhas do governo. Precisamos de um projeto para o Nordeste, e de alguém que possa realmente fazer algo pela nossa região, que padece com a falta d’água e com o atraso da transposição do rio São Francisco”, disse o parlamentar.
Vereador de Junco do Seridó, Evaristo Júnior (PSDB), também concorda. “O PT e suas mentiras. É muita propaganda,e nada de obra. Um exemplo é a transposição do rio São Francisco, que está um descaso grande e poderia resolver o nosso problema”.
Segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, a seca atual é a pior entre 30 e 50 anos no semiárido nordestino. Ele afirmou que o registro de precipitação é o pior nos últimos 100 anos. Para Guillo, também preocupa que o nível de reserva de água é muito pequeno – em torno de 30%.
As obras da transposição do rio São Francisco foram consideradas pelo presidente da ANA como indispensáveis para solucionar o problema da água no semiárido nordestino, especialmente na Paraíba.