Filie-se
PSDB – PB
PSDB – PB

Zenóbio defende melhores condições para médicos

13 de agosto de 2013
Email Share

Paraíba – O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), disse que o governo federal precisa dar condições para que os médicos trabalhem em municípios do interior do país. “Algo precisa ser feito para fixar esses profissionais”, defendeu.

De acordo com reportagem publicada hoje em O Globo, médicos brasileiros e estrangeiros selecionados pelo programa do governo federal “Mais Médicos” preferem trabalhar nas capitais e regiões metropolitanas do país.

O levantamento, feito pelo jornal, constatou que as capitais e as cidades de suas regiões metropolitanas têm a preferência de 52,21% dos 521 estrangeiros.

Para Zenóbio Toscano, outras medidas precisam ser tomadas para assegurar os médicos em cidades menores e mais afastadas das capitais. “Esse programa, da maneira como está sendo feito, é ilusório e não vai resolver a situação”.

Segundo o prefeito, o município de Guarabira perdeu três médicos em decorrência do programa. “Na estatística do governo federal é como se a nossa cidade tivesse recebido mais três médicos. Mas eles estão indo para outras cidades, como João Pessoa, Alagoinha e Itapororoca. Acho que esse mesmo remanejamento está acontecendo com outros municípios”, afirmou.

Ele disse que é preciso pensar na carreira do profissional. “O médico do Programa de Saúde da Família (PSF) é pago através de uma bolsa. Não tem estabilidade financeira. Como ele vai se aposentar? Qual é o seu futuro?”.

Zenóbio Toscano reafirmou: “A falta de médicos é uma realidade. É preciso valorizar a carreira desses profissionais”. Ele também defendeu que sejam aprovados projetos que tragam melhorias para a carreira no Congresso Nacional.

Compartilhe!

Ad