PSDB – PE

"O que o PT faz com o poder não é coisa simples", destaca Sérgio Guerra

Pernambuco – A decisão do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, de requerer oficialmente informações sobre os

Foto: George Gianni/PSDB
Foto: George Gianni/PSDB

empréstimos que o BNDES concedeu a governos de outros países é uma cobrança antiga do presidente do PSDB de Pernambuco, deputado federal Sérgio Guerra (@Sergio_Guerra).

O parlamentar já vinha trazendo a público a postura do governo federal de manter secretos os documentos relativos aos empréstimos concedidos pela instituição, alegando se tratarem de informações estratégicas. Para o parlamentar, uma atitude bastante suspeita em se tratando de cifras tão altas como a denunciada, há quatro meses, pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, as operações financeiras do BNDES com países como Angola e Cuba alcançaram o valor de R$ 895 milhões.

Guerra acredita que não há dúvidas de que “o que o PT faz com o poder não é coisa simples”. “É um partido que transforma repartições públicas em departamentos de ações para atender aos seus interesses. É o que vem ocorrendo com o BNDES  e com a Petrobrás, que na minha opinião, é um exemplo dos mais emblemáticos do jeito petista de governar”.

Ao anunciar o pedido de informações sobre os empréstimos do BNDES, o senador Aécio Neves lembrou que “no momento em que há um clamor da população por mais transparência, nada justifica que essas operações financeiras sejam classificadas como sigilosas ou confidenciais”.

Para o líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Daniel Coelho (PSDB), “o BNDES deveria financiar empreendimentos que gerassem emprego e desenvolvimento regional. Com a politização das decisões, isso termina não acontecendo, deturpando a finalidade do banco e transformando ele em mais um instrumento político do governo”.

Ver mais