Reportagem do Diario de Pernambuco destaca que o município de Jaboatão dos Guararapes, governada pelo prefeito Elias Gomes (PSDB), lidera o ranking das cidades da Região Metropolitana do Recife que mais oferece projetos de empreendimentos solidários: 89 dos 1.503 existentes no Estado. A reportagem do DP destaca o grupo Troque por Arte que transforma material que iria para o lixo em produtos de artesanato.
A Economia Solidária tem se revelado uma alternativa relevante em ocupação e renda. Há no país, atualmente, cerca de 1,5 milhão de trabalhadores associados a empreendimentos solidários que movimentam recursos da ordem de 1% do PIB nacional, somando cerca de R$ 50,5 bilhões, segundo a reportagem.
Além da circulação de recursos, a Economia Solidária se destaca pelo formato de produção coletiva e associativa, compartilhando os recursos da produção, e pelo seu funcionamento em formato de autogestão. As áreas de atuação são variadas: agricultura familiar, pesca artesanal, artesanato, agroecologia, catadores, etc.