Integrante do Conselho de Ética, da Comissão de Constituição e Justiça e da CPI do BNDES, o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) fez um breve balanço do reinício, em fevereiro, das atividades dos três colegiados em entrevista a rádio CBN Recife nesta segunda-feira (11).
Para o tucano, os processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e o de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) devem dominar o debate político nacional o que, na sua avaliação, embora necessários, paralisam o país e obstruem votações importantes para a população brasileira.
Veja abaixo o que disse o parlamentar em entrevista à CBN:
AMBIENTE POLÍTICO
Farei um esforço concentrado para estar presente em todos (os colegiados dos quais faz parte). Será um início de legislatura muito atípico. O Conselho de Ética retomará o processo de cassação do presidente Eduardo Cunha, será um longo caminho a percorrer, ao mesmo tempo em que entraremos na reta final dos trabalhos da CPI do BNDES que discutirá o relatório que está sendo produzido. Então será um ano muito intenso. O ambiente político no Brasil ainda é muito conturbado, a crise econômica pressionando a vida da população, e o Parlamento precisa encontrar respostas, muito embora esteja também passando por uma crise de credibilidade e confiança, mas é preciso que haja um esforço para tirar o país dessa situação. Isso tudo passa pela discussão do processo de impeachment da presidente Dilma para tirar o Brasil dessa paralisia.
CASSAÇÃO DE CUNHA
O processo contra Cunha foi admitido, agora será a fase de ouvir testemunhas. A partir daí, o relator apresentará seu relatório. Mas é bom lembrar que Eduardo Cunha e aliados entraram com um recurso na Comissão de Justiça para tentar impedir essa votação. Se a Comissão aceitar o recurso o processo no Conselho de Ética volta à estaca zero. Se rejeita, ele continua até chegar ao plenário. Se nada atrapalhar mais esse processo, acredito que em abril a gente o conclui.
IMPEACHMENT DE DILMA
Com relação ao processo de impeachment da presidente Dilma, no rito estabelecido pelo STF – uma decisão importante porque acaba com esse discurso de golpe, já que a Suprema Corte legitimou o processo – algumas decisões tomadas pela Câmara foram mexidas. O que vai acontecer agora é uma nova votação para eleger nova comissão cujos integrantes serão indicados pelos líderes. Essa comissão é que vai produzir o relatório do processo que seguirá para julgamento no Senado.
Na minha avaliação o processo de cassação do presidente Eduardo Cunha e o de impeachment da presidente Dilma dominarão o cenário político brasileiro este ano, o que é muito ruim para o país porque tratam-se de temas que paralisam o Brasil, já que obstruirão votações importantes.
CPI do BNDES
O fato é que o BNDES foi utilizado para produzir uma política econômica equivocada, o que resultou nas pedaladas fiscais. Em grande parte, esse desequilíbrio financeiro que o Brasil está vivendo se deve ao fato de o governo ter usado o banco de maneira equivocada, aportando mais de 500 bilhões em empréstimos baratos a empresas e o prejuízo financeiro que foi produzido a partir dessa ação é gigantesco. Além disso, o BNDES foi utilizado para financiar empresas de amigos. Praticamente todas as empresas envolvidas na Lava Jato receberam recursos do banco.