
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (11) o marco legal para a ciência e tecnologia. O Projeto de Lei 77/2015 que incentiva o desenvolvimento científico e tecnológico com estímulo à pesquisa e à inovação é de autoria do deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE).
“A ciência, tecnologia e inovação não vem alcançando os resultados necessários ao desenvolvimento econômico e social do país. Tampouco tem conseguido exercer com plenitude seu potencial considerando a qualidade de grande parte das instituições de pesquisa e a capacidade inovadora do setor empresarial por falta de políticas do governo de fomento, indução e incentivo à CT&I. É urgente que haja constante inovação, criação de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos e processos, culminando em aumento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), geração de novos empregos, circulação de riquezas e, em consequência, aumento de arrecadação que se reverte em prol de todas as demais políticas públicas, alimentando-se um círculo virtuoso”, comentou Bruno Araújo em entrevista ao Blog de Jamildo.
A proposta do tucano integra a chamada Agenda Brasil apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em agosto do ano passado, como forma de retomar o crescimento econômico e realizar reformas necessárias para que o Brasil supere a crise.